Destaque

ÓTIMA NOTÍCIA para quem está na fila de espera do BOLSA FAMÍLIA

De acordo com proposta apresentada, Governo Federal não deverá mais permitir a formação de filas no Bolsa Família.

Imagine o seguinte cenário: o cidadão está no Cadastro Único (Cadúnico) do Governo Federal, dentro dos limites de renda exigidos pelo Bolsa Família, cumpre todas as regras de seleção e mesmo assim não consegue receber o benefício social.

Casos como este são mais comuns do que se pode imaginar. É assim que se formam as chamadas filas de espera. Isto é, quando o número de pessoas que estão aptas ao recebimento do benefício é maior que as vagas ofertadas pelo Governo Federal.

Neste sentido, a União argumenta que não pode inserir todos os cidadãos que cumprem as regras de entrada, porque há um limite de orçamento que precisa ser respeitado. O número de pessoas que estão atualmente na chamada fila de espera é um mistério.

Nem o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome costumam divulgar estes números com frequência. Esta, aliás, não é uma característica apenas da atual gestão. Durante o governo anterior, também não era fácil saber qual era o tamanho da fila.

O que dizem as leis atuais

De acordo com as leis de políticas públicas, nenhum governo, seja ele de direita ou de esquerda, é obrigado a acabar com a fila de espera para entrada no Bolsa Família. Não há nenhuma regra que indique que a gestão federal precisa inserir todas as pessoas dentro do sistema de um determinado programa social.

No ano passado, este esquema chegou perto de ser alterado. A Câmara dos Deputados aprovou um dispositivo que obrigava o Governo Federal a manter a fila de espera zerada todos os meses. Contudo, este trecho foi suprimido da lei que criou o antigo Auxílio Brasil, depois de um acordo entre a base governista e a oposição.

Na prática, é possível dizer que hoje a fila de espera para entrada em programas sociais, como o Bolsa Família, não é um crime.

Nova Emenda

Neste contexto, o senador Romário (Republicanos-RJ) apresentou uma proposta de emenda ao texto da Medida Provisória (MP) que cria o Bolsa Família nos novos moldes. Em resumo, a proposta é criar um dispositivo que obriga o Governo Federal a manter a fila de espera para o programa social sempre zerada.

Em caso de aprovação, o poder executivo não poderia mais permitir que um cidadão que cumpre todas as regras de entrada para o programa social fique de fora dos pagamentos.

ÓTIMA NOTÍCIA para quem está na fila de espera do BOLSA FAMÍLIA
ÓTIMA NOTÍCIA para quem está na fila de espera do BOLSA FAMÍLIA – Foto: Ueslei Marcelino/Reuters.

“Na última legislatura, o Congresso Nacional (apenas a Câmara) estabeleceu o fim das filas, devendo o Governo pagar imediatamente os benefícios a todos que satisfazem os critérios para recebimento. Afinal, quem tem fome, tem pressa. Só que esta medida foi vetada. Por isso, estabelecemos um prazo máximo para o início dos pagamentos”, disse o senador Romário em sua justificativa.

“Hoje, o governo simplesmente tem autorização para negligenciar os pagamentos se não houver inicialmente orçamento alocado para a política pública”, segue o texto.

“Entendemos a necessidade de flexibilidade na alocação do orçamento, bem como o sensível momento fiscal. Contudo, não podemos aceitar que haja filas no Programa. Para avançar no combate à extrema pobreza, precisamos garantir o básico: que quem tenha direito reconhecido pelo Estado receba a transferência de renda”, completa o texto.

MP do Bolsa Família

Esta e outras mais de 250 emendas estão sendo analisadas pelo relator da Medida Provisória (MP) do Bolsa Família, o deputado federal Dr Francisco (PT-PI). Ele deverá apresentar o seu parecer final sobre o documento ainda nesta terça-feira (9).

A expectativa do Governo Federal é de que ele não aceite a emenda proposta pelo senador Romário. O poder executivo teme que uma obrigatoriedade em torno do fim das filas tenha o poder de causar algum dano para as contas públicas.

Fonte: Notícias Concursos

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias