Pio IX

Cavalgada e Missa marcam a X Edição da Festa do Vaqueiro em Pio IX; veja fotos

Cavalgada e Missa marcam a X Edição da Festa do Vaqueiro em Pio IX

Foi realizada na tarde e noite deste sábado, 28 de setembro, no município de Pio IX, a tradicional Cavalgada e Missa do Vaqueiro. O evento de cunho cultural e religioso chega a sua 10º edição e contou com a participação de centenas de vaqueiros locais e de municípios da região.

A liderança política Etinho Bezerra, a vereadora Eliane Bezerra, o deputado estadual Pablo Santos (MDB) e o pároco de Pio IX, padre Gregório Lustosa, bem como centenas de vaqueiros participaram do evento que homenageia o vaqueiro, figura típica e cultural do nordeste brasileiro.

Vereadora Eliane Bezerra e pároco Gregório Lustosa participaram da cavalgada

Os participantes da cavalgada saíram da entrada da cidade e percorreram as principais ruas de Pio IX pairando em locais estratégicos ao som de músicas, aboios e homenagens aos vaqueiros e também homenagens a pessoas que deixaram sua marca através dessa cultura nordestina.

Um dos homenageados foi o jovem Paulo Henrique, cantor de musicas de vaquejada que morreu de infarto fulminante em fevereiro deste ano. Na ocasião, familiares do jovem conhecido por “O Tampa das Vaquejadas” estiveram participando do evento.

Multidão participa da Missa do Vaqueiro de Pio IX

Ao chegarem em frente a Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio de Pio IX, a vaqueirama presente e a população em geral participaram de uma missa celebrada pelo pároco Padre Gregório Lustosa.

Em sua fala, o pároco homenageou os vaqueiros e disse que aquele momento era bastante nostálgico.

“Ao vermos muitos cavalos e vaqueiros presentes somos transportados através do tempo e nos lembramos da época onde as pessoas usavam bastante esses animais para se deslocarem até a cidade, para ir à roça, para trazer de volta seus mantimentos até as suas casas. Nos lembramos dos cavalos amarrados abaixo de sombras de arvores, de fato o vaqueiro é uma figura típica nordestina que merece todo o nosso respeito e admiração”, disse o sacerdote em um dos trechos de sua fala.

Etinho Bezerra durante a Missa do Vaqueiro usou o microfone para agradecer a todos os organizadores e participantes da X Festa do Vaqueiro de Pio IX.

Etinho Bezerra discursa durante a Missa do Vaqueiro

“Quero aqui agradecer  todos os amigos vaqueiros pela participação, agradecer a equipe organizadora, ao Padre Gregório Lustosa, ao deputado Pablo Santos e a todos os amigos. Graças a Deus a festa está ocorrendo tudo em paz e estamos muitos felizes por esta festa bonita que faz parte do calendário festivo de nosso município”, disse.

A X Festa do Vaqueiro de Pio IX é organizada pela liderança política Etinho Bezerra e Vaqueiros Amigos e também pela vereadora Eliane Bezerra e conta com apoio do deputado estadual Pablo Santos, Merlong Solano, Accopix, SEBRAE, Senar, Apiccovi e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural/SDR.

Veja as imagens:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias