Destaque

Como surgiram as superstições?

Imagem: pixabay.com

Você acredita em crendices populares, como superstições, simpatias, amuletos, leitura de tarot e búzios? Se a resposta for sim, uma pergunta que você pode ter é: como surgiram as superstições?

Saiba que as superstições foram criadas pelos seres humanos desde sua origem. Antigamente, era comum ter uma ideia mágica do mundo, em que entidades eram capazes de mudar o clima, por exemplo.

Depois disso, as superstições foram passadas de geração em geração, mudando ao longo do tempo. Mas é extremamente comum que mesmo pessoas mais cultas acreditem em superstições.

Como surgiram as superstições?

Segundo o site Supersticiosidade, as superstições surgiram com a própria noção de pensar do ser humano. Portanto, não existe um período histórico na humanidade em que não existiram superstições.

As superstições mais comuns na cultura brasileira são:

  1. Deixar o chinelo de cabeça para baixo pode causar a morte de sua mãe;
  2. Passar debaixo de uma escada traz azar;
  3. Bater na madeira 3 vezes impede que algo de ruim aconteça;
  4. O noivo ver o vestido da noiva antes do casamento dá azar;
  5. Quebrar um espelho dá 7 anos de azar;
  6. Achar um trevo de quatro folhas traz sorte;
  7. Suas orelhas ficam quentes quando alguém está falando mal de você.

Essas são as superstições mais acreditadas pelos brasileiros. No entanto, ao longo da história, desde o surgimento das superstições, existem crenças em sorte ou azar.

Por exemplo, na Grécia antiga eram comum as pessoas acreditarem em superstições como:

  • Não deixar a tesoura aberta depois de usá-la, já que isso podia causar fofocas sobre a pessoa;
  • Colocar cactos na porta de entrada de casa para protegê-la de maus espíritos;
  • Não abrir lojas em uma terça-feira 13 porque trazia azar;
  • Usar o olho-grego para afastar a inveja e o mau-olhado;
  • Usar o alho como amuleto;
  • Entre outras crenças populares.

Esses são apenas alguns exemplos para mostrar que as superstições existem desde antigamente, mudam com o tempo e de acordo com o país ou uma região.

No entanto, há um cuidado que você deve tomar ao acreditar em superstições. Há pessoas que gastam muitas quantias de dinheiro com curandeiros e outras pessoas que prometem trazer “o seu amor de volta em 7 dias” ou outras promessas milagrosas.

Isso não é saudável para você, para sua vida financeira nem para seu equilíbrio emocional. Não há problema nenhum em acreditar em superstições de forma equilibrada.

No entanto, existe um problema em acreditar demais, com uma fé cega e submissão exagerada. Não é indicado, por exemplo, abandonar um tratamento médico esperando uma cura milagrosa e espiritual.

Também não é recomendado gastar dinheiro com promessas milagrosas ou mesmo ao tentar fazer mal para outra pessoa. O ideal é ter equilíbrio entre crenças populares e fatos realmente verídicos em sua vida.

Você pode acreditar em simpatias, superstições, amuletos e outras crenças populares, desde que isso não traga prejuízo para sua vida. 

Você pode se tornar uma pessoa desequilibrada, que não aceita os acontecimentos de sua vida e quer ter controle sobre tudo. Isso é egoísmo e orgulho, duas características abominadas em várias religiões e muito nocivas.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias