Destaque

Conheça a história de Abdias Queiroz, pioneiro do judô no Piauí que faleceu neste sábado (17)

No último sábado (17/06), o Estado do Piauí perdeu uma figura icônica do Judô. O professor Abdias Queiroz, de 88 anos, faleceu após complicações de saúde. Cearense de nascimento, ele fixou residência no Piauí nos anos 70 e desde então deixou sua marca no esporte.

Abdias Queiroz, que recentemente passou por uma cirurgia, estava em fase de recuperação quando sofreu uma parada cardíaca. Sua contribuição para o desenvolvimento e popularização do Judô no estado foi inestimável, sendo considerado um verdadeiro pioneiro na modalidade.

FOTO: REPRODUÇÃO

Quem é Abdias Queiroz?

Abdias Queiroz é um nome de destaque no cenário do judô no Piauí, sendo reconhecido como um pioneiro da modalidade no estado, contribuindo significativamente para o desenvolvimento e popularização do judô local. Abdias Queiroz dedicou grande parte de sua vida ao judô, sendo um dos primeiros a praticar e difundir a arte marcial japonesa no Piauí.

Sua paixão pelo esporte e seu empenho em disseminar seus princípios e técnicas foram fundamentais para a formação de novos praticantes e para o fortalecimento do judô como um esporte competitivo na região.

Como pioneiro do judô no Piauí, Abdias Queiroz desempenhou um papel fundamental na fundação de clubes e associações dedicados à prática do judô, bem como na formação de atletas e treinadores locais. Seu legado perdura até os dias atuais, inspirando gerações de judocas e contribuindo para o crescimento contínuo do esporte no estado.

O mestre Abdias Queiroz, renomado professor de Judô, foi honrado com o título de cidadão piauiense no final do ano de 2015 durante uma cerimônia solene realizada no plenário da Assembleia Legislativa. Com mais de quatro décadas dedicadas aos tatames, ele é uma verdadeira referência na modalidade em todo o país. Vestindo seu tradicional quimono, Queiroz recebeu a merecida homenagem em reconhecimento ao seu compromisso e contribuição para o desenvolvimento do Judô no Piauí.

FOTO: REPRODUÇÃO

Velório

O velório de Abdias Queiroz será realizado a partir das 20 horas na Funerária Pax União, localizada na zona Sul de Teresina. Já o sepultamento está previsto para as 10 horas de domingo, no cemitério Jardim da Ressurreição, também na capital piauiense.

Fonte: 180graus

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias