MunicípiosPicos

Devido a precarização, Banco Postal dos Correios na região de Picos poderão ser desativados

Agência dos Correios de Picos poderá manter banco postal (Foto: Jesika Mayara)

A direção nacional dos Correios deve fechar 114 agências do Banco Postal nos pequenos municípios do Piauí até o dia 10 de julho. Entre elas as da região de Picos.

Segundo o diretor sindical da região sudeste dos Correios do Piauí, Adão Sabino, a medida é uma ação política tomada pela direção empresa, que precariza os serviços públicos.

“Os Correios vem fechando agências de norte a sul do país, o que a empresa chama de agências sobrepostas. Acreditamos que a medida dificulta o acesso da população aos serviços postais e bancários, onde em muitas cidades os Correios opera como Banco Postal, sendo a única opção das pessoas. Condenamos a medida”, disse o diretor.

O Ministério Público do Trabalho do Piauí ajuizou uma ação civil em 2008 contra a empresa, devido a precarização da segurança nas agências. A Justiça do Trabalho apresentou diversas condições para manter esses bancos postais em funcionamento. O processo foi originado por uma denúncia do Sindicato os Trabalhadores dos Correios.

“Entre os itens de segurança propostos estão a segurança armada, portas giratórias, circuito interno de Tv ligado a Secretária de Segurança Pública ou a delegacia mais próxima. A empresa cumpriu em parte. O processo está na fase de execução e ela tem que cumprir a decisão judicial, mas ela tem reverberado que vai extinguir o banco postal das agências, pois segundo ela não teria recursos financeiros para implantar as portas giratórias em todas as unidades do Piauí”, relatou Adão.

Vigilantes de muitas agências da região já receberam o aviso prévio. O sindicato ainda não recebeu a relação das agências da região que deixaram de executar os serviços bancários.

Com a perca do Banco Postal destas agências, a demanda na agência dos Correios de Picos, assim, como nos bancos, poderá aumentar. Adão afirmou ainda, que o Banco Postal é o serviço mais utilizado pelos clientes das agências e que a medida poderá deixar centenas de pessoas desempregadas.

Picos40Graus

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias