Destaque

Franzé Silva é o primeiro negro a assumir a presidência da Alepi

A eleição, que aconteceu nesta quarta-feira (1°), foi marcada pela fala de Franzé, que destacou a própria ancestralidade

Piauí, que tem metade da população preta ou parda de acordo com o IBGE, experimenta a representatividade. Após a primeira mulher negra, Regina Sousa (PT), assumir o Governo do Estado do Piauí, agora é a vez do deputado estadual Franzé Silva (PT), que será o primeiro parlamentar negro a assumir a cadeira da presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) de forma efetiva.

Franzé Silva. Crédito: Reprodução/Divulgação.
Franzé Silva. Crédito: Reprodução/Divulgação

Em entrevista ao MeioNorte.Com, Franzé destaca a importância desse marco para a história da Alepi.

“Ser o primeiro negro a chefiar o Poder Legislativo do Piauí é, também, uma conquista para todo o povo negro piauiense, dentro de uma necessidade de reparação histórica que deve ser feita e pela qual temos que vigiar, lutar, cobrar. O Parlamento é a Casa da voz do povo e o povo é plural, é diverso. Nosso mandato tem como umas das bandeiras a defesa e proteção da população negra e, agora como presidente, essa bandeira será uma bandeira mais forte no Legislativo”, conta.

Eleição

Franzé foi eleito, por 30 votos, como o novo presidente da Alepi no primeiro biênio, que vai de fevereiro de 2023 a fevereiro de 2025, da 20ª Legislatura.

A eleição, que aconteceu nesta quarta-feira (1°), foi marcada pela fala de Franzé, que destacou ser “o primeiro negro a presidir a Casa”, disse.

“Com muito alegria e gratidão, recebo o voto de confiança dos colegas deputados e deputadas. Ser presidente do Poder Legislativo exige total responsabilidade, equilíbrio, disposição para dialógo e nossa tônica será a harmonia fundamental para avançarmos nas pautas de interesse do nosso povo”, acrescentou Franzé. Quem é Franzé Silva?

Francisco José Alves da Silva, o Franzé Silva, nasceu em Buriti dos Lopes, no dia 19 de dezembro de 1966. É filho de Manoel Damião dos Santos e Joana Alves da Silva. Seu pai era agricultor e sua mãe lavadeira e zeladora. Casado com Mayra Araujo e pai de Letícia, Ítalo, Catarina, Guilherme, Miguel e Mateus.

É formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Filiado ao Partido ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde a sua fundação, disputou pela primeira vez o cargo de deputado estadual pelo Piauí em 2018, sendo eleito com 31.526 votos.

Franzé Silva é um nome técnico do PT que chegou à política. Crédito: Divulgação.
Franzé Silva é um nome técnico do PT que chegou à política. Crédito: Divulgação.

Nas eleições gerais de 2022, Franzé Silva foi reeleito deputado estadual, com 33.090 votos, aumentando, portanto, sua votação, em relação a 2018.

No dia 31 de dezembro de 2022, foi aclamado pela Mesa Diretora, por unanimidade, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) – substituindo Themistocles Filho (MDB), que renunciou ao mandato parlamentar para assumir como vice-governador do Estado. No dia 1º de janeiro de 2023, já como presidente, portanto, Franzé deu posse ao novo governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), e ao vice Themistocles.

Franzé iniciou a vida profissional como Menor Aprendiz. É católico e atuou na Pastoral da Juventude do Meio Popular. Assessorou a então vereadora Francisca Trindade (PT) e desempenhou papel de técnico de parlamentares do PT e de sindicatos, analisando dados e subsidiando discussões.

Trabalhou como contador, foi diretor do Jornal da Manhã, sendo aprovado no concurso para auditor fiscal da Prefeitura de Teresina, em 1992, e auditor fiscal do Estado da Paraíba, em 1994. Optou por morar em Teresina, para ficar próximo da família.

Em 2003, assumiu a Diretoria Administrativa e Financeira da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (Seduc-PI). Naquele mesmo ano, participou da Comissão que criou a Controladoria Geral do Estado do Piauí (CGE-PI). Foi superintendente de Despesas da Secretaria da Fazenda do Piauí (2004 a 2009); secretário da Fazenda do Piauí (de dezembro de 2010 a abril de 2011); e secretário de Estado da Administração e Previdência do Piauí (de janeiro de 2015 a março de 2018).

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias