DestaqueGeralPolítica

Eleição Presidencial: Pesquisa Ibope aponta 2º turno entre Lula e Bolsonaro

Pesquisa do Ibope divulgada neste domingo (29) sobre o cenário eleitoral para 2018 indicou que, se a eleição presidencial fosse hoje, seria necessário votação em segundo turno, com uma disputa entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o atual deputado federal Jair Bolsonaro (PSC- RJ). A pesquisa foi divulgada pelo jornal O Globo, na coluna de Lauro Jardim.

Bolsonaro;  Lula  e Marina aparecem como candidatos a eleição presidencial no ano que vem
Bolsonaro; Lula e Marina aparecem como candidatos a eleição presidencial no ano que vem – iG Arte

A pesquisa sobre a eleição presidencial apontou ainda que o candidato petista teria 38% da intenção dos votos no primeiro turno, contra 13% do parlamentar. A pesquisa é prévia e não foi divulgada por completo e nem está cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ).

A pesquisa mostrou ainda a intenção de votos em outros possíveis candidatos na disputa presidencial no próximo ano. A possível candidata e ex-senadora Marina Silva (Rede Sustentabilidade) aparece com 8% das intenções de votos, seguida do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) com 5% das intenções.

O apresentador Luciano Huck– que ainda não tem partida nem sabe se vai concorrer à presidência –, aparece empatado com Alckmin, também com 5% das intenções de voto. João Doria, que é prefeito de São Paulo, apareceu com 4% e o ex- ministro Ciro Gomes (PDT) ficou com 3% das intenções de voto.

Nesse cenário, brancos e nulos somam 18%. Não sabem em quem votar ou não responderam são 5% dos eleitores consultados. A pesquisa foi feita entre os dias 18 e 22 de outubro, com a participação de 2.002 pessoas em todos os estados brasileiros, com margem de erro de dois pontos percentuais (p.p.).

Outro cenário

Na disputa sem a presença do ex-presidente do PT, Jair Bolsonaro disputaria o segundo turno com a candidata do Rede, Marina Silva.  Na disputa sem a presença do ex-presidente do PT, Jair Bolsonaro iria para o segundo turno com a candidata do Rede, Marina Silva. Neste cenário, os dois candidatos teriam 15% das intenções de voto dos brasileiros.

O segundo cenário para eleição presidencial aparecem ainda: Lucianao Hick com 8% das intenções de voto, seguido por Ciro Gomes com 7% e Doria com 5%. Ao colocar o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad na disputa, ele teria 1% (sendo esse cenário Haddad substituindo Lula, caso ele seja impedido de se candidatar).

IG

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias