DestaqueGeral

Vaca dá à luz quatro bezerros do mesmo sexo; caso é raro

Vaca dá à luz quatro bezerros do mesmo sexo; caso é raro

Nascimento de quádruplos aconteceu em São Valentim, no Rio Grande do Sul Lucieli Wieczynski/Cooperval

Uma vaca deu à luz quatro bezerros de uma só vez em São Valentim, município localizado no norte do Rio Grande do Sul. Todos os animais são machos.

O caso, que aconteceu no dia de 16 de julho, é extremamente raro. Segundo o médico veterinário Leandro Richwicki, da cooperativa Cooperval, que fez o atendimento técnico aos animais, a chance de uma vaca parir quatro bezerros do mesmo sexo é de uma em 180 milhões.

Em todo o mundo, apenas dois casos semelhantes eram conhecidos: um nos Estados Unidos e outro em Barra Bonita, no interior de Santa Catarina. O nascimento dos animais aconteceu na propriedade do produtor Jacob Kurcrevski. A vaca, da raça Holandesa, já havia tido, há cinco anos, outro parto de bezerros gêmeos.

“A gente percebia que ela estava maior do que o normal, mas como ela já tinha esse histórico de ter parido gêmeos, achávamos que seriam de novo dois bezerros. Jamais imaginei que seriam quatro”.

Kurcrevski conta que, logo após o parto do primeiro bezerro, que ocorreu em torno das 8h do dia 16, percebeu que o animal era menor do que um recém-nascido normal.

“Como tinha a experiência do outro parto de gêmeos, achei que podia ter outro. Voltei pra casa pra assistir o Globo Rural e esperar sair o segundo. Mas quando voltei ela ainda não tinha soltado o segundo, então ajudei no parto dele. Mas a vaca ainda dava a impressão de que não tinha acabado, e pensei que poderia ter mais um. Ajudei de novo e saiu o terceiro e, depois, ainda mais um”, lembra o produtor.

Embora tenham nascido com apenas 16 quilos, os animais estão saudáveis — Foto: Lucieli Wieczynski/Cooperval
Embora tenham nascido com apenas 16 quilos, os animais estão saudáveis — Foto: Lucieli Wieczynski/Cooperval

Os bezerros, dois vermelhos e dois pretos, são fruto de inseminação artificial. A vaca é da raça Holandesa, e o sêmen era Angus.

Segundo Richwicki, o nascimento dos quadrigêmeos teve fatores genéticos e hormonais, “Além do histórico de já ter apresentado parto de gêmeos, ela vinha apresentando dificuldade de pegar prenhez”.

Embora tenham nascido com tamanho pequeno – apenas 16 quilos, enquanto o normal é de 30 a 35 quilos – os animais estão saudáveis. “Nos casos de partos de gêmeos é comum muitos dos bezerros não sobreviverem. Mas os quatro estão muito bem”, afirma o veterinário.

Por Marcelo Beledeli — Porto Alegre (RS)/Globo Rural

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias