DestaqueGeral

Mulher tem braços e pernas amputados após comer tilápia; entenda o caso

Uma americana de 40 anos, chamada Laura Barajas, viu sua vida se tornar um pesadelo após ingerir uma tilápia mal cozida. Devido a condição do alimento, a mulher sofreu uma infecção grave no início de agosto deste ano, causada pela bactéria Vibrio vulnificus presente no peixe.

O quadro de Laura Barajas evoluiu de maneira tão drástica que os médicos precisaram colocá-la em coma induzido e em seguida proceder à amputação de seus quatro membros para evitar o avanço da infecção. A bactéria V. vulnificus, que desencadeou toda a situação, reside em espécies marinhas e, em alguns raros casos, também pode infectar peixes de rio.

A doença é conhecida como “bactéria comedora de carne” porque gera degradação de células da pele humana | Reprodução: Internet

O patógeno é normalmente determinado por processos de cozimento ou congelamento. No entanto, uma vez ingerido pelo corpo humano, pode causar complicações graves. O caso trágico ocorreu dois meses depois que Barajas ingeriu carne de peixe — tilápia, no caso — comprada em um mercado local e cozinhada em casa.

Anna Messina, uma amiga próxima à mulher, disse ao canal de notícias americano Kron que os braços e pernas da mulher estavam “pretos”, por conta de uma infecção generalizada e falência nos rins. Como último recurso para salvar a sua vida, Barajas teve os braços e as pernas amputados na quinta-feira (14).

“Os médicos a colocaram em coma induzido. Seus dedos eram pretos, seus pés eram pretos e seu lábio inferior era preto. Ela teve sepse completa e seus rins estavam falhando”, relatou a amiga. Laura, que tem um filho de seis anos, segue internada desde agosto.“Ela quase perdeu a vida. Ela estava usando um respirador”, disse Messina.

Vibrio vulnificus

A Vibrio vulnificus é uma bactéria em forma de bastonete, pertencente à família Vibrionaceae. É um patógeno humano mortal, responsável pela maioria das mortes associadas a frutos do mar em todo o mundo, de acordo com um estudo de 2017. Ele foi assinado por dez pesquisadores da China, Malásia e Taiwan e publicado no site da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.

A mesma pesquisa diz que havia, até 2017, 95 casos relatados com 85 hospitalizações e 35 mortes por ano em todo o mundo, em países como Dinamarca, Suécia, Alemanha, Espanha, Turquia, Holanda, Bélgica, Israel, Itália, Coréia, Japão, Taiwan, Índia, Tailândia, Austrália e Brasil.

Quais são os sintomas da infecção por Vibrio vulnificus?

Conforme destaca o Manual das Doenças Transmitidas por Alimentos da Secretaria de Saúde de São Paulo, a infecção por Vibrio vulnificus pode provocar sintomas como:

febre;
diarreia;
cólicas abdominais;
náuseas;
vômitos;
infecção generalizada;
lesões nas extremidades do corpo em 60% dos casos.

Como Laura está hoje?

Para o tratamento de Laura, a família começou uma campanha online para arrecadar fundos. Na plataforma, a mesma amiga revelou que a tilápia infectada foi comprada em um mercado local em San Jose, na Califórnia, onde Laura vive.

Na última segunda-feira (18), Anna voltou à plataforma da campanha para atualizar o estado de saúde da amiga, que continua internada.“Obrigado a todos que doaram para a causa. Laura está se recuperando bem e ansiosa para sair da UTI e ir para outro quarto do hospital”, afirmou.

Caso no Brasil e transmissão

Um caso relatado ocorreu no Sul do Brasil em 2012, segundo o site dos Anais Brasileiros de Dermatologia, sem fatalidade. O modo de transmissão se dá por ingestão de produtos do mar crus ou mal cozidos, ou por contaminação cruzada no preparo de alimentos ou pela higienização dos alimentos.

Ela já foi apelidada na mídia de “bactéria comedora de carne” porque gera degradação de células da pele humana. O furacão Ian, que atingiu a Flórida em setembro do ano passado, não só inundou casas e empresas como infectou 28 pessoas com o Vibrio vulnificus.

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias