São Julião

Em São Julião, encontro reúne mães atípicas da região e trabalha conscientização sobre autismo, TDAH e TOD

Em São Julião, encontro reúne mães atípicas da região e trabalha conscientização sobre autismo, TDAH e TOD

Um grupo de mães atípicas, termo ou nomenclatura utilizada para mulheres que cuidam de crianças com deficiência, realizou na tarde deste sábado, 20 de maio, um evento regional em São Julião – PI, para discutir sobre o autismo, transtorno opositor desafiador (TOD) e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

O evento, organizado por Gabriela Santos (mãe atípica e psicopedagoga) e Regina Maura (mãe de gêmeas atípicas, psicopedagoga e neuropsicopedagoga), aconteceu na Unidade Escolar Aprígio Pereira Bezerra e contou com acolhida, coffee break para todas as mamães presentes, e um debate responsável e rico de informações sobre cada tipo de transtornos ou comorbidades de uma criança atípica.

Intitulado de I Roda de Conversas de Mamães Atípicas de São Julião e Região, o evento tinha como objetivo principal, compartilhar experiências para que as pessoas iniciem seu processo de entendimento sobre o tema e consiga tratar essa condição de maneira mais adequada e responsável, pois quanto mais informações sobre a condição as pessoas tiverem, menor será o preconceito e mais fácil sua identificação.

Na ocasião, a sãojuliãoense Regina Maura debateu de forma responsável com os seguintes convidados para a mesa de diálogos.

Regina Maura, organizadora do evento

Fabiana Oliveira – Professora, mãe atípica, representante do Grupo de Mães de Autistas de Fronteiras.

Dra. Roziane Gomes – Advogada, mãe atípica de gêmeos e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB Subseção de Picos.

Dra. Bruna Monique – Advogada, assessora jurídica municipal e especialista em Direito Previdenciário, Especialista em BPC/LOAS, Conselheira Tutelar no Conselho Estadual da Jovem Advocacia da OAB-PI, Secretária Adjunta da Comissão de Defesa dos direitos da pessoa com Autismo da OAB Subseção de Picos.

Dr. Anderson Sousa – Psicólogo e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Especializando em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual, coordenador da Sala de Atendimentos às Crianças e Adolescentes Especiais de Fronteiras – SACAE.

Padre Ramires esteve presente no evento

Durante as discussões foram abordados os níveis de autismo e seus direitos, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, sobre quais profissionais devem ser procurados, e os direitos que as crianças atípicas tem por direito, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo.

O Padre Ramires, Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de São Julião esteve presente ao evento e disse que é preciso falar de autismo e de outros transtornos nos espaços religiosos e chamou a atenção para a acolhida, inclusão e conscientização das crianças atípicas dentro das igrejas. Assista fala do padre abaixo!

Para a organizadora Gabriela Santos, a I Roda de Conversas de Mamães Atípicas de São Julião e Região cumpriu com o seu objetivo.

Gabriela Santos, organizadora do evento

“Estamos muito felizes e realizadas por ter ocorrido o evento, onde o intuito era de despertar as demais mamães que possuem filhos atípicos sobre o diagnóstico precoce, pois sabemos que estas precisam de tratamento e de mais inclusão na sociedade”, destacou.

Banner de divulgação do evento

Veja as imagens do evento:

Fotos: Studio Click
Reportagem: Jeremias Carvalho do Portal É Notícias

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo