MunicípiosPiauí

Mais de 20 pessoas no Piauí são indiciadas por administrarem grupos de blitzen no WhatsAp

No total, mais de 800 pessoas foram alvos de medidas cautelares

Mais de 20 pessoas foram indiciadas por administrarem grupos de blitzen no WhatsApp. A informação é do diretor de Operações de Trânsito da Secretaria de Segurança Pública,  Fernando Aragão, em entrevista à TV Antena 10.

No total, mais de 800 pessoas foram alvos de medidas cautelares como a doação de equipamentos e demais objetos necessários para a fiscalização no trânsito.

Mais de 500 pessoas de Teresina vão depor sobre grupos de blitzen no WhatsApp – Foto: SSP-PI

“Fizemos um trabalho de identificação, depois individualizamos a participação dessas pessoas dentro desses grupos. Foram pedidas medidas cautelares contra mais de 800 pessoas desde a perca do chip ou conta. Algumas foram indiciadas e essas pessoas estão pagando com penas alternativas por essa conduta e, em breve, nós vamos receber alguns materiais que foram doados”, disse.

De acordo com os números registrados pela Secretaria de Segurança Pública, por meio Superintendência de Operações Integradas e da Diretoria de Operações Integradas, no período compreendido entre 19 de janeiro a 23 de junho deste ano, foram realizadas 221 prisões durante as blitzen.

Ainda de acordo com o levantamento do Boletim Provisório Temático de Trânsito em Teresina, realizada através da Gerência de Análise Criminal e Estatística da SSP/PI, estes números impactaram positivamente na redução de morte e lesão nas ruas e avenidas da capital. No primeiro semestre do ano de 2022 foram registrados 58 mortes, contra 45 mortes neste ano de 2023, uma redução de 22,41%. As lesões corporais também registram uma queda no número de vítimas de 22,63% neste ano em relação ao ano anterior, quando 1.264 pessoas foram lesionadas no passado contra 978 pessoas neste ano.

Entre os procedimentos realizados, 102 pessoas foram detidas acusadas de conduzirem veículos com capacidade alterada em razão da influência de álcool ou de drogas. Neste período foram 49 pessoas presas suspeitas de receptação, 20 por adulteração de sinal identificador de veículo automotor, 10 por portes ilegais de armas de fogo, 5 pessoas acusadas de tráfico de drogas, 3 por roubos, entre outros atos ilícitos.

As ações de trânsito realizadas pela Secretaria de Segurança Pública terão continuidade em Teresina, Parnaíba, Luís Correia e demais regiões com grande circulação de veículos automotores neste período das férias de julho.

“As blitzen fazem parte das ações da Secretaria de Segurança Pública para enfrentamento do crime e da violência no Piauí, conforme diretrizes definidas pelo governador Rafael Fonteles e pelo secretário de Segurança, Chico Lucas. Essa redução resulta das operações de fiscalização do trânsito e a nossa meta é intensificar em vários pontos da capital e demais cidades do estado”, explica diretor de Operações de Trânsito da SSP,  Fernando Aragão.

Fonte: Portal A10+

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias