DestaqueEducaçãoPiauí

De Norte a Sul do Piauí, conheça sete destaques da rede pública estadual no Enem 2023

Com a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nesta terça-feira (16/01), muitos estudantes da Secretaria da Educação do Piauí (Seduc) têm se destacado. O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, parabenizou os alunos através das redes sociais e reafirmou que o papel da Seduc é proporcionar as melhores condições para que a educação continue transformando vidas.

“Sempre acreditamos no potencial dos nossos estudantes e agora eles mostraram que os investimentos em educação podem levá-los para um futuro muito melhor. Em 2023, modernizamos a estrutura das escolas, tivemos um planejamento pedagógico bem feito, demos incentivo a professores e alunos, e apostamos nas revisões extras por meio do Pré-Enem da Seduc. Chegou a hora de comemorar a conquista dos estudantes Seduc”, explica o gestor.

Conheça os principais destaques:

Roniel Vilela de Sousa – 980 pontos na Redação e 740,2 em Matemática

Roniel Vilela de Sousa conseguiu notas no Enem 2023 acima das médias nacionais nas áreas de Linguagens, Ciências Humanas e Matemática. Na redação, Roniel conquistou 980 pontos e em matemática conquistou 740,2.

Estudante do Ceti Raldir Cavalcante Bastos, Roniel está entre os estudantes com histórico vencedor ao conquistar medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2022, no I Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²) e medalha de cristal na Olimpíada Nacional em História do Brasil.

“Eu acredito que fui premiado em todas as experiências vivenciadas no meu ensino médio e essas conquistas contribuíram para o meu crescimento. Me interessa muito o estudo de análises e números e, por isso, eu pretendo cursar Engenharia Civil ou Ciências Contábeis”, conta.

O jovem, que vive com os pais, diz que sempre recebeu muito apoio para estudar. “Sempre me apoiaram e fazem de tudo pelo meu futuro, inclusive eu os tenho como um alicerce dessa minha jornada”, conta.

FOTO: REPRODUÇÃO

José Guilherme Pereira – 980 pontos na Redação

Natural de Valença (PI), José Guilherme Pereira, de 18 anos, concluiu o Ensino Médio no Ceti Maria Antonieta. Ele enfrentou o certame pela primeira vez e atingiu a marca de 980 pontos na Redação, uma das provas mais importantes do exame.

“Meu sonho é trabalhar em áreas da tecnologia, como Ciências da Computação, Sistemas da Informação ou Sistemas de Computação, algum desses. E pretendo estudar na Universidade Federal do Piauí (UFPI)”, conta.

Além da excelente nota na redação, José Guilherme também se destacou na prova de matemática e obteve 623 pontos.

“Moro com minha mãe, meu padrasto e meu irmão. A minha família sempre me apoiou e a escola também. Durante minha preparação participei de todos os projetos que a Seduc promoveu na minha escola: Pré-Saeb, Pré-Enem e Recomposição da Aprendizagem. Tudo isso foi muito importante. E sobre a minha nota da redação, especificamente, eu agradeço o apoio da minha professora Muriel, que me ensinou a fazer redação do zero”, comenta.

FOTO: REPRODUÇÃO

Thainá Viana Tavares – 980 pontos na Redação

Thainá Viana Tavares, 18 anos, concluiu o ensino médio na Unidade Escolar Américo José de Sousa, em Socorro do Piauí, município que fica a aproximadamente 400 quilômetros de Teresina.

A jovem obteve 980 pontos na redação, uma das provas mais importantes do Enem, e tem o sonho de cursar Enfermagem. Ela ressaltou que empenho e dedicação nos estudos foram essenciais para alcançar o excelente resultado, bem como as diversas estratégias de revisão, principalmente por meio do projeto Novo Pré-Enem Seduc.

“Estudei bastante para o momento da prova. As revisões do Pré-Enem Seduc e as aulas extras de Língua Portuguesa foram decisivas para essa nota. Eu também já tinha feito a prova do Enem em dois anos anteriores como forma de avaliar os meus conhecimentos. Meu professor José Iomar, de Geografia, foi um dos mestres que eu gostaria de destacar. Além disso, toda a equipe escolar nos motivou durante o processo”, conta.

FOTO: REPRODUÇÃO

Elane da Silva Nascimento – 980 pontos na Redação

Elane da Silva Nascimento, estudante do CETI Pedro Coelho de Resende, localizado no município de Boa Hora, atingiu 980 pontos na redação do Enem. A jovem pretende cursar Engenharia Civil.

“É muito gratificante poder alcançar esse resultado que tanto sonhei. Estou muito feliz em saber que todo meu esforço valeu a pena. Foram muitas noites estudando para alcançar essa nota”, comemorou a jovem.

Elane estudava em casa para se preparar para o Enem e participava das revisões do Pré-Enem Seduc, além de ter o auxílio de sua escola. “Eu estudava em casa pegando conteúdo da internet e a escola CETI Pedro Coelho de Resende também disponibilizava muitos materiais de apoio. As revisões que a escola realizou também ajudaram bastante”, revela.

FOTO: REPRODUÇÃO

Ana Caroline Brandão e Ana Beatriz Brandão – 980 e 940 pontos na Redação, respectivamente

Em Teresina, as irmãs gêmeas, Ana Caroline Fonseca Brandão e Ana Beatriz Fonseca Brandão, de 17 anos, alunas do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) João Henrique de Almeida Sousa, localizado na zona sul da capital, estão comemorando o excelente resultado da Redação do Enem, com nota que equivale ao peso máximo no exame.

Caroline obteve a pontuação de 980, enquanto Beatriz alcançou 940 pontos na Redação. Com as notas, as irmãs desejam seguir juntas no ensino superior ao cursar Arquitetura e Urbanismo.

As gêmeas aproveitam a rotina da escola de Tempo Integral para participar das atividades e das ações do Pré-Enem Seduc como Enem Game e Gincana Saeb.

“O estudo em casa era só um suporte para o que era visto na escola. São nove horas em sala de aula, com um corpo docente mais que preparado, que explica o conteúdo de forma didática, simplificada e que estava sempre pronto para tirar nossas dúvidas. Isso foi de extrema importância para que os alunos conseguissem bons resultados”, conta Ana Caroline.

Além das atividades propostas na escola, as irmãs acumulam destaques nas olimpíadas de conhecimento. Ana Beatriz conseguiu uma medalha de ouro na Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPI) e Ana Caroline uma menção honrosa na Olimpíada de Ciências.

“O CETI sempre priorizou essas atividades oferecidas pela Seduc e a gente era muito participativo nos projetos que a Secretaria  propunha e também sempre nos envolvíamos nas atividades que a escola oferecia”, comentou Beatriz.

FOTO: REPRODUÇÃO

Glaucio Victor Vieira – 940 pontos na Redação e 838,3 em Matemática

Mais um aluno Seduc que foi excelente no resultado do Enem, é o adolescente de 17 anos, Glaucio Victor Vieira, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Cônego Cardoso, de Castelo do Piauí. Glaucio conquistou 940 pontos na Redação e 838,3 pontos na área de Matemática e suas Tecnologias. O estudante comemorou o resultado e espera o momento de conseguir ingressar no Ensino Superior.

“Nada mais que muita gratidão e satisfação é o que eu estou sentindo nesse momento. Isso é fruto do meu esforço e dos que me auxiliaram nessa preparação. Estou muito feliz e também muito aliviado por finalmente ter uma nota boa em mãos”, expressou o adolescente.

O estudante, que sempre foi aluno de escola pública, contou com o apoio e incentivo de sua mãe para focar nos estudos, o que despertou uma grande afinidade pela disciplina de Matemática. No Ensino Médio, conseguiu alcançar medalha de ouro no Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²) e medalhas de prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática da Escolas Públicas (OBMEP).

Com a educação de tempo integral, o adolescente ficava 9 horas seguidas diariamente na escola e aproveitava o tempo em casa para se preparar para o Enem. Além disso, o estudante também participava das revisões do Pré-Enem Seduc. “Minha preparação para o Enem se baseou nas aulas da escola e nos estudos em casa. Lia livros e assistia vídeos de forma profunda, investigativa e curiosa, simplesmente pela vontade de saber. Com isso, pude melhorar bastante os meus resultados”, disse.

FOTO: REPRODUÇÃO

Fonte: 180graus

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias