DestaqueGeralNotícias

Furto de energia poderá ser cobrado de todos consumidores no Piauí

Furto de energia poderá ser cobrado de todos consumidores no Piauí

Segundo informações do blog do Lauro Jardim, do O Globo, o Governo Federal autorizou que as distribuidoras de energia elétrica façam o repasse do custo com furto de energia para consumidor, ou seja, o consumidor que utiliza o serviço de forma legal pode ser cobrado por quem utiliza a energia elétrica ilegalmente.

A medida atinge apenas alguns estados, entre eles está o Piauí, Amazonas, Rondônia, Roraima, Acre e Amapá. O jornalista afirmou que o Ministério de Minas e Energia já publicou a portaria em que autoriza a Aneel a flexibilizar a cobrança dos prejuízos com furtos e dos custos operacionais das distribuidoras. Com a autorização, são as distribuidoras que decidem se irão fazer esse tipo de cobrança.

Todas as distribuidoras afetadas são da Eletrobras e devem ser privatizadas ainda neste ano. “Na prática, quem pagará as contas dos gatos e gambiarras este ano serão os consumidores. Essa é uma conta que pode chegar a R$ 500 milhões, segundo especialistas do setor”, informou o jornalista.

Lauro Jardim explicou que o governo tem trabalhado para tentar reduzir o custo dos riscos com furtos de energia e que já foram abertas mais de 35 consultas públicas por parte do Ministério de Minas e Energia sobre as mudanças que podem ser feitas nos contratos de concessão das distribuidoras, exatamente para reverter essa situação.

GP1

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias