Municípios

Homem morre ao ser atingido por raio enquanto olhava chuva no Piauí

Um homem, identificado apenas como Chagas, conhecido popularmente como “Chagas do Pezão”, morreu na tarde de terça-feira (26), após ser atingido por um raio durante chuva na Localidade Baixa Grande, zona rural do município de União, a 55 km de Teresina.

Segundo informações preliminares, Chagas estava na janela com sua esposa observando a chuva, quando foi atingido pelo raio. A mulher foi jogada ao chão com o impacto, mas passa bem, já Chagas, faleceu ainda no local. O corpo foi levado por um popular ao Hospital de União.

Chagas foi atingido por raio e morreu em União

Especialistas explicam que o Brasil já está na temporada de raios, e nenhum país do mundo registra mais que aqui este fenômeno. Quanto mais quente fica o ar, mais leve ele fica, e mais rápido sobe para a atmosfera. No encontro com temperaturas mais frias, há formação de gotículas de gelo que se chocam dentro das nuvens, formando a eletricidade.

A corrente média de um raio medido aqui no Brasil é cerca de 1.240 vezes maior que a corrente de um chuveiro elétrico de alta potência, de 7500 watts. Quando há formação de nuvens com raios no horizonte, o melhor a fazer é evitar lugares abertos.

Buscar abrigo em prédios, pontos de ônibus ou dentro de carros, por exemplo. A possibilidade de uma pessoa ser atingida por um raio é de uma em 1 milhão, mas, no Brasil, essas descargas elétricas matam cerca de 130 pessoas por ano, segundo o Inpe.

Fonte: Clique União

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias