DestaqueSaúde

Hospital do interior do Piauí é pioneiro em cirurgia sem corte; assista a reportagem

A inovação na cirurgia sem corte chega ao interior do estado, o hospital de Luzilândia é o primeiro a receber os investimentos da Secretária de Saúde que vão resultar em tecnologia e resolutividade na própria cidade do paciente.

As cirurgias de cisto no ovário, vesícula e apendicite que usam a tecnologia de vídeolaparascopia era realizadas apenas no Hospital Getúlio Vargas e o Hospital da Polícia Militar, a tecnologia se expande para o interior, o Hospital Estadual Gerson Castelo Branco-HEGCB em Luzilândia é pioneiro e só neste final de semana estão agendados 20 procedimentos.

Alderico Tavares- Cirurgião/Superintendente da Sesapi afirma “A gente se sente honrado e feliz por ser pioneiro nesse tipo de cirurgia no interior do estado, descentralizar de maneira com qualidade, não só de recursos humanos mas de equipamentos para poder dar suporte e segurança tanto pro profissional que está fazendo o procedimento quanto pra o paciente”.

A cirurgia é minimamente invasiva, popularmente conhecida como cirurgia sem corte. A ideia da secretaria de saúde é expandir esse método para os hospitais de Floriano e Parnaíba. Em Luzilândia já foram investidos meio milhão de reais em equipamentos. Outros 4,5 milhões estão assegurados para a reforma e ampliação da unidade, para os médicos a facilidade do procedimento é um avanço para os pacientes da região.

“O pós-operatório é melhor, o paciente sente menos dor, se alimenta mais rápido, volta às atividades habituais mais rápido, fica menos tempo afastado do serviço, a vantagem é muito grande para o paciente”, afirmou João Vilarinho cirurgião.

Esta foi à matéria destaque do Programa Jornal Agora da TV Meio Norte, apresentado pelo jornalista Dânio Sousa.

A matéria exibida no Programa Jornal Agora da TV Meio Norte destaca a expansão da cirurgia sem corte

Texto: Ricardo Vale ( Na Mira da Mídia)
Edição e fotos: Douglas Sampagode

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias