EducaçãoMunicípios

Com apenas 12 anos, estudante do Piauí vira escritor com publicação de poesias

Com apenas 12 anos, estudante do Piauí vira escritor com publicação de poesias

Incentivo a leitura vem também com o aparecimento de escritores entre as crianças e adolescentes. O José Vitor Leal, de 12 anos é um leitor que tem coleções nas estantes de casa, de mitologia grega a literatura brasileira. O adolescente também já começou a fazer as suas contribuições para a literatura local, com o seu livro de poesias, escritos entre as brincadeiras de criança e a escola.

O menino conta que o gosto pela leitura começou cedo e sempre foi bastante variado, contemplando vários tipos de livros e literatura. “Eu sempre gostei de ler, principalmente revistinhas da Turma da Mônica, que foi o que eu começei a ler. A leitura é importante para quem quer aprender mais e começar a escrever”, destacou o adolescente que já tem livro publicado.

A história começou há seis anos, quando menino alternava as brincadeiras de videogame com o pai com os rabiscos digitados no computador. “Ele é um menino muito dedicado nas atividades dele. É um menino muito observador essas questões acabam influenciando na escrita dele.”, disse o pai do menino, José Ribamar Brito.

A história começou há seis anos, quando menino alternava as brincadeiras de videogame com os rabiscos

Autores piauienses ainda buscam reconhecimento

O Piauí tem uma lei estadual que obriga tanto as escolas públicas quanto as particulares a indicar parte dos seus livros paradidáticos com autores locais como forma de dar visibilidade para os leitores e criar novas gestões de escritores.

“Os nossos alunos não conhecem os autores piauienses, as obras piauienses. Ou seja, as escolas adotam listas de livros apenas com autores nacionais e da literatura portuguesa. A literatura piauiense ficava de fora. O objetivo é levar os nossos autores aos nossos alunos”, comentou o professor Wellington Soares acrescentando que as indicações ajudam na criação da identidade cultural.

Fonte: G1

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias