Alagoinha do PiauíMunicípios

I Fórum do Selo Unicef debate propostas para garantia de direitos das crianças e adolescentes em Alagoinha do Piauí; veja fotos

I Fórum do Selo Unicef debate propostas para garantia de direitos das crianças e adolescentes em Alagoinha do Piauí

A Prefeitura de Alagoinha do Piauí, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, a Comissão Intersetorial do Selo Unicef e as Secretarias Municipais, de Assistência Social, Saúde, Educação e Cultura realizou na segunda –feira, 28, o I Fórum Comunitário do Selo Unicef, desta edição, que teve como tema: “Eu e meu município crescendo juntos”

O município de Alagoinha do Piauí busca conquistar pela 2ª vez consecutiva a certificação internacional, Selo Unicef – Município Aprovado, Edição 2017-2020, iniciativa que reconhece o esforço do município, na implementação de programas, ações e políticas públicas em favor da infância e da adolescência.

Prefeito Jorismar Rocha discursa no I Fórum Comunitário do Selo Unicef em Alagoinha do Piauí

O I Fórum Comunitário aconteceu no Fórum Municipal de Alagoinha do Piauí e teve como objetivo elaborar um diagnóstico dos serviços de atendimento à criança e ao adolescente com o intuito de promover a participação da sociedade no encaminhamento das políticas públicas.

O prefeito Jorismar Rocha em seu pronunciamento na abertura oficial do evento relatou sobre o apoio ao selo e acompanhamento a todas as atividades e destacou ainda que o município investe muito em políticas públicas para a primeira infância e os adolescentes. Ao mesmo tempo solicitou o empenho de todos para a certificação.

Assistente social e articuladora do município de Alagoinha do Piauí, Angerli Sá

O Selo UNICEF é uma iniciativa que tem como objetivo contribuir com a redução das desigualdades e a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes do Semiárido e da Amazônia brasileira. Para isso, busca fortalecer a gestão municipal e qualificar as políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência nos municípios participantes, garantindo a mobilização social e a participação dos adolescentes.

Após a fala dos gestores e da equipe intersetorial, o grupo do NUCA, apresentou uma peça teatral, abordando sobre o selo UNICEF desde a adesão até a certificação.

Secretária de Assistência Social Maria de Lourdes, a Lurdinha

A assistente social e articuladora do município, Angerli Sá, apresentou toda a Metodologia do Selo UNICEF que prevê a discussão de 11 temas essenciais na certificação: registro civil; evasão escolar; programas, serviços e benefícios sociais para as famílias vulneráveis; alimentação infantil; gravidez na adolescência; pré-natal; óbito materno; qualidade da educação; direito à vida; violência contra a criança e ao adolescente; e protagonismo juvenil.

O I Fórum Comunitário é o espaço para garantir que a população seja ouvida antes e durante a elaboração das políticas públicas para as crianças e os adolescentes. após o I Fórum vem uma reunião e a realização do II Fórum marca a avaliação da sociedade sobre a implementação das ações e dos resultados alcançados na atenção à população de 0 a 18 anos incompletos.

Secretária de Educação, Anatália Rocha

O diagnóstico foi o ponto de partida para os debates, onde o público presente foi dividido em 11 grupos de trabalhos para traçar sugestões e ideias e depois compartilharam com todos como esses problemas apresentados nos indicadores ocorrem na cidade e sugeriram meios para a melhoria na gestão pública focada nos direitos de meninos e meninas.

Os debates proporcionaram a criação do Plano de Ação, que cada município deverá pôr em prática até 2020. Esse documento conterá as estratégias necessárias para que a gestão pública consiga ampliar o acesso aos direitos e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à criança e ao adolescente.

Presidente da Câmara dos Vereadores Luis Alves, o Luisão

Entre outros convidados estiveram presentes no I Fórum Comunitário do Selo Unicef, Angerli Maria de Sá e Presidente do CMDCA; – O Prefeito Municipal, Jorismar José da Rocha; Vice-prefeito, Cícero Alberto de Sá; Primeira-dama e Secretária Mun. De Educação, Francisca Anatália de Carvalho Rocha; Secretária Municipal de Assistência Social, Maria de Lourdes, a Lurdinha; Secretária Mun. de Saúde, Maria Amélia Sá; Secretário de Cultura, Aquiles Neto; Presidente do Conselho Tutelar, Gabriel Jesuíno de Sá; presidente da Câmara dos Vereadores, Luís Alves Gonzaga, o Luisão; Secretário de Administração, Flávio Francisco da Rocha; Secretário de Finanças, Antônio Carlos da Rocha; Secretário de Agricultura, Rossiny Carvalho; pastor da Assembleia de Deus, Hélio; dentre outras autoridades.

Veja as fotos:

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias