Pio IX

Eleições 2020: Em Pio IX encaminha embate entre Fanuel Adauto e Silas Noronha

Em Pio IX caminha para embate entre Fanuel Adauto e Silas Noronha – Montagem Portal É Notícias

Faltando um ano e três meses para as eleições municipais de 2020, é comum nesta época em cada município os bastidores da política ficarem movimentados e surgirem os supostos nomes para a disputa eleitoral do ano vindouro.

O Portal É Notícias, inicia hoje, uma série de reportagens destacando os bastidores da política na região, a começar pelo município de Pio IX.

O município de Pio IX que, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o IBGE 2018, possuía 18.389 habitantes ao que tudo indica terá apenas duas chapas na disputa majoritária. Diferente da eleição de 2016, onde três chapas disputaram o cargo de prefeito.

Gráfico das eleições 2016 em Pio IX – Foto: G1

Sobre as eleições 2016 de Pio IX

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral, as eleições de 2016 em Pio IX, foram disputadas por três chapas, sendo: a da situação encabeçada por Regina Coeli (PSB), que disputava a reeleição. Silas Noronha (PTB) pela oposição e Etinho Bezerra (MDB) pela terceira via.

O resultado da eleição apontou uma vitória apertada da atual prefeita com uma diferença de apenas 88 votos sobre o segundo colocado.

Na época Regina Coeli obteve 4.364 votos, o que corresponde a 38,29% dos votos válidos; Silas Noronha obteve 4.276 votos, um total de 37,52%; A terceira via encabeçada pelo ex-vereador Etinho Bezerra (MDB) obteve 2,757 votos, um total de 24,19%.

Eleições 2020

Fanuel Adauto – Foto: Arquivo Portal É Notícias

Segundo comentários dos bastidores da política, em Pio IX, as duas chapas que disputarão a majoritária no município já possui seus protagonistas e a eleição deve ser bastante bastante acirrada.

Pela situação, o candidato a prefeito será o vereador Fanuel Adauto (PROS). O advogado Fanuel tem apenas 26 anos de idade e é filho do ex-vereador Francisco Adauto de Andrade Júnior, o saudoso “Nego Junior”, que faleceu vítima de infarto em 2014. O sobrinho da atual prefeita, Regina Coeli entrou na política em 2016 onde foi eleito com 730 votos ficando na quarta colocação.

O candidato da chapa oposicionista ao que tudo indica será mesmo o empresário do ramo da pecuária, Silas Noronha (PTB). Natural de Parambu, interior do Ceará, o pecuarista possui residência própria em Pio IX desde 2014, e vai disputar o cargo de prefeito pela segunda vez no município.

Silas Noronha – Foto: Reprodução/Internet

Terceira Via

Em conversa com a vereadora Eliane Arrais (MDB), vereadora eleita no ano de 2016, pela terceira via, ela disse à redação do Portal É Notícias que a tendência é que não haja uma disputa majoritária pela terceira via em Pio IX.

Segundo a MDBista, seu grupo que teve seu irmão Etinho Bezerra encabeçando a chapa pela terceira via em 2016 continua fazendo oposição à atual gestão e por enquanto não tomaram nenhuma decisão sobre as eleições de 2020.

A outra parte que compunha a terceira via declarou apoio à situação logo após as eleições de 2016, elegendo inclusive a presidência da Câmara dos Vereadores e indicando alguns cargos na atual gestão e devem, portanto, marcharem em 2020 em apoio a Fanuel Adauto.

E em seu município, o que dizem os bastidores da política? Comente abaixo ou entre em contato com nossa redação através das redes sociais!

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias