Geral

Jornal Mundo Jovem deixa de ser impresso após mais de 50 anos

O jornal Mundo Jovem, com sede na Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), sob orientação da Faculdade de Teologia, após 53 anos de história e presença em quase quatro mil cidades brasileiras, afirmando-se como um veículo impresso de educação através da comunicação, deixará de existir em sua forma impressa.

Capa do jornal Mundo Jovem.(Imagem:Prof. Francisco de Assis Sousa)
Capa do jornal Mundo Jovem.(Imagem:Prof. Francisco de Assis Sousa)

O Mundo Jovem usa a nomenclatura de “jornal”, mas suas características quanto ao conteúdo eram de revista. Publicado mensalmente, suas matérias abordavam temas escolares, sobretudo das áreas humanas, oferecendo textos interdisciplinares e transversais para o debate em sala de aula e fonte de pesquisa. Entretanto a singularidade do Mundo Jovem estava, sobretudo, no fato de alcançar tiragem significativa, em nível nacional, sem o recurso de propaganda.

O jornal Mundo Jovem começou a circular no início de 1963. De um “boletim vocacional”, gestado no Seminário Maior de Viamão – RS, o jornal tornou-se um impresso voltado ao mundo da educação juvenil, divulgando conteúdos e ideias interdisciplinares.

Controvérsias

Segundo a postagem no facebook pessoal de Rui Antônio de Souza, que trabalhava na redação do jornal, a notícia do encerramento da edição impressa pegou toda equipe de surpresa.

Rui Antonio de Souza

“Uma história de 53 anos acaba de ser enterrada, sem diálogo, sem respeito, sem nada… Estou falando do Jornal Mundo Jovem, que a PUCRS está decretando seu fim, sem ouvir a equipe, sem respeito aos assinantes e colaboradores. Triste fim, tristes poderes… Sentimento de dor e indignação…”

Alguns leitores do Mundo Jovem não se conformam com aquilo que chamam de “autoritarismo” da instituição que não conversou com a equipe, assinantes e colaboradores.
Segundo nota publicada pela Assessoria de Comunicação da PUCRS, a versão impressa deixa de existir a partir deste mês, dando lugar a um novo formato digital e gratuito, a ser lançado em 2017.

O novo formato estará vinculado à Escola de Humanidades da PUCRS e passará a ter periodicidade semestral. Para a instituição a mudança não representa descontinuidade do jornal, afirmando que o Mundo Jovem continuará com seu propósito de estimular e subsidiar o debate e a reflexão sobre temas relevantes para o desenvolvimento da sociedade.

Fonte: www.franciscanos-rs.org.br

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias