Municípios

Virose da mosca” deixa pessoas doentes na região de Picos; saiba como prevenir

Febre, dor no corpo, desconforto abdominal, vômitos e diarreias. O que pode parecer uma simples infecção intestinal, causada pelo consumo de alimentos estragados, na verdade tem sido identificado como a “virose da mosca”.

Por causa das chuvas neste período, as moscas, assim como todos os outros insetos, acabam proliferando muito mais e é preciso ficar ainda mais atento a cuidados como o acúmulo de lixo. Na região, diversos pacientes estão procurando as unidades de saúde em seus respectivos municípios em busca de atendimento médico com os mesmos sintomas.

Segundo especialistas, a infecção afeta o trato gastrointestinal e é causada pela ingestão de alimentos contaminados por fungos ou bactérias. As moscas são apontadas como suspeitas, já que ressurgem neste período chuvoso trazendo doenças sazonais. Por isso, passou a ser denominada “virose da mosca”.

Virose da mosca” deixa pessoas doentes na região de Picos; saiba como prevenir

Sintomas

De acordo com especialistas, a infecção pode ser viral ou bacteriana. Alguns sinais diferenciam as duas formas. Se for viral, os sintomas são mais brandos e costumam desaparecer em até 5 dias. Se for bacteriana, os pacientes ficam mais debilitados e com quadros mais intensos de febre alta e diarreia.

É preciso ter cuidado especial com as crianças, que ainda estão em processo de fortalecimento da imunidade e, por isso, sofrem mais. O risco de uma desidratação em crianças afetada pela virose não é descartado pelos médicos. Os pais precisam ficar em alerta com os primeiros sintomas e dar sempre bastante líquido às crianças.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias