Picos

Pais dormem na fila para garantir matricular filhos em escolas públicas de Picos

Na unidade escolar Tia Celeste as pessoas chegaram um dia antes do início das matrículas / Foto: José Maria Barros

Na esperança de garantir uma vaga em uma das escolas da rede pública municipal de ensino em Picos, dezenas de pais de alunos dormiram nas filas. As matrículas só começam às 7 da manhã desta quarta-feira, 8 de janeiro, mas desde as primeiras horas de hoje, 7, que as pessoas começaram a se aglomerar nas portas de algumas unidades.

A situação é mais grave em duas escolas municipais. Na unidade escolar Tia Celeste, localizada no cruzamento da rua João XXIII, com a Monsenhor Hipólito, no centro, e na Creche Doroteia Cristo de Oliveira, no bairro Boa Vista. Em ambas, os pais chegaram ainda na madrugada de hoje, 7, a fim de garantir uma vaga para seus filhos.

Na Creche Doroteia Cristo de Oliveira, pais passam a noite na fila/Foto: José Maria Barros.

Para passar o tempo, os pais de alunos improvisaram uma espécie de acampamento improvisado com cadeiras, colchões, travesseiros, lençóis e comida. Entre os moradores o clima é de indignação e descrédito pela situação que têm que enfrentar para ter direito a algo assegurado pela constituição federal.

O sacrifício de passar dia e noite a espera de atendimento não é a garantia de que vão conseguir uma vaga para os filhos. Na unidade escolar Tia Celeste, por exemplo, estão sendo ofertadas apenas 55 novas vagas, distribuídas para cinco séries.

Pais enfrentam sacrifícios para conseguir vagas para os filhos em escolas públicas de Picos/Foto: José Maria Barros.

Para o 1º ano turno manhã estão sendo disponibilizadas 15 vagas, mesmo número para 1º ano tarde. Segundo ano tarde 18 vagas, terceiro ano manhã, apenas duas vagas, 4º ano manhã três vagas e 5º ano manhã, duas vagas.

Já na Creche Doroteia Cristo de Oliveira, a situação não é diferente. Dezenas de pais chegaram cedo a unidade e vão passar a noite na fila a espera de conseguir uma vaga para matricular seus filhos.

Ofertas de vagas na unidade escola Tia Celeste/Foto: José Maria Barros.

Inaugurada no dia 10 de dezembro de 2015, a Creche Doroteia Cristo de Oliveira, no bairro Boa Vista, tem capacidade para atender cerca de 500 crianças de 3 a 5 anos e onze meses de idade.

Fonte: José Maria Barros/Informa Picos

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias