DestaqueEducaçãoMunicípios

Piauiense é aprovado em 1º lugar em Medicina na Universidade de São Paulo

O Piauí segue a tradição de boas aprovações no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2018. O destaque vai para o estudante Thiago Kennedy Tavares de Lima, primeiro lugar em Medicina na Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, na modalidade cotista racial (preto, pardo e indígena) e escola pública. De Teresina, o piauiense foi aprovado com a nota 810,49.

Thiago Kennedy foi aprovado na melhor universidade brasileira segundo o Ranking Mundial de Universidades (Foto: Montagem OitoMeia)

A ação afirmativa correspondente ao candidato teve 10 concorrentes, sendo o segundo colocado aprovado com 809,46 pontos. A seleção acontece com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Vale ressaltar que a USP é a instituição de ensino superior brasileira mais bem colocada no Ranking Mundial das Universidades, sendo a segunda da América Latina, de acordo com relatório divulgado em junho de 2017.

Em 2017, Thiago foi aprovado para o curso de Direito da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e, neste ano, também teve êxito em Medicina na Faculdade Integral Diferencial (Devry-Facid), em Teresina. “Agradeço a Deus, a minha mãe e ao meu saudoso pai, assim como a todos que, direta e indiretamente, contribuíram para tamanha conquista”, comemora em post no Instagram. O OitoMeia tentou contatar Thiago Kennedy, mas não obteve respostas.

Pelo Instagram, Thiago faz agradecimentos (Reprodução Instagram)

LEI DE COTAS

A Lei de Cotas de 2012 prevê que cada instituição de ensino superior vinculada ao Ministério da Educação (MEC) deve disponibilizar o mínimo de 50% das vagas para candidatos de baixa renda, oriundos de escola pública e cotistas raciais. De acordo com a Lei de Cotas, o critério de raça ou cor é autodeclaratório, ou seja, o candidato que se declarar negro, pardo ou indígena, não precisará apresentar documentos específicos para isso.

Fonte: Oito Meia

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias