MunicípiosPiauí

Municípios do Piauí devem seguir com chuvas até o próximo domingo; veja previsão

O Piauí amanheceu nesta sexta-feira (04) com o tempo nublado e com pancadas de chuvas em diversas regiões. Em entrevista ao Cidadeverde.com, a meteorologista Sônia Feitosa informa que a condição deve se estender até o domingo (06) e que os maiores volumes de chuva deverão ser registrados no Sul do estado.

“Por esses dias deve chover, até o dia 6 a gente vai ter essa condição de chuva. Amanhã permanece essa condição de chuva que teve hoje, desde o Sul até o extremo Norte do Piauí e os maiores volumes de chuva vão está restritos ao Sul do estado por conta da proximidade da frente fria na Bahia”, explica Sônia.

Sônia Feitosa explica que essa condição de chuvas no Piauí está sendo provocada pela umidade trazida da frente fria que afeta o Sul e Sudeste do Brasil.

“Essa frente fria ela vem do Sul do país, ela não chega até aqui, mas traz bastante umidade. Ela vai chegar até o estado da Bahia e forma um corredor de umidade. Então é o corredor de umidade formado pela circulação de ventos que traz umidade pro estado”, acrescenta.

Para a meteorologista, o fenômeno Lã Nina, que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico, também contribui para as chuvas que estão sendo registradas em diversos municípios do Piauí. Porém, ela destaca que a intensidade das chuvas durante os últimos dia é em razão das mudanças climáticas.

“Já era para está chovendo, mas não era pra está chovendo com essa intensidade no Sul e no Norte. São questões que ainda devem ser pesquisadas para saber o porquê, mas eu atribuo as mudanças climáticas”, ressalta.

Veja previsão

  • Sexta-feira (04):

Norte: Parcialmente nublado com pancadas de chuva isolada. Ventos: fracos / Temperatura Máxima: 37°C / UR: 45%

Centro-Norte: Nublado com pancadas de chuva. Ventos: Fracos / Temperatura Máxima: 36°C / UR:45%

Sudeste: Nublado com pancadas de chuva com episódios fortes em algumas áreas. Ventos: fracos / Temperatura Máxima: 34°C / UR: 50%.

Sudoeste: Nublado com pancadas de chuva com episódios fortes em algumas áreas. Ventos: fracos/ Temperatura Máxima: 34°C / UR: 50%.

  • Sábado (05):

Norte: Parcialmente nublado com pancadas de chuva isolada. Ventos: fracos / Temperatura Máxima: 37°C / Tempertatura Mínima: 20ºC / UR: 30%

Centro-Norte: Nublado com pancadas de chuva. Ventos: fracos / Temperatura Máxima: 36°C / Tempertatura Mínima: 20ºC / UR:35%

Sudeste: Nublado com pancadas de chuva com episódios fortes em algumas áreas. Ventos: fracos / Temperatura Máxima: 31°C / Tempertatura Mínima: 18ºC / UR: 50%.

Sudoeste: Nublado com pancadas de chuva com episódios fortes em algumas áreas. Ventos: fracos / Temperatura Máxima: 29°C / Tempertatura Mínima: 18ºC / UR: 55%.

Fonte: Inmet

Alertas do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (04) alertas amarelo e laranja de chuvas intensas que abrange todos os 224 município do Piauí. O aviso tem duração de 24 horas e deve ser até as 10h desse sábado (05).

O alerta laranja atinge 141 municípios que estão localizados na região Sudeste, Sudoeste e Centro-Norte, incluindo as cidades de Uruçuí, Floriano, Picos e Oeiras.

A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60-100 km/h. Com esse tempo existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já o segundo alerta, na cor laranja, abrange todos os 224 municípios do Piauí, nas regiões Norte, Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste piauiense, incluindo a capital Teresina e o litoral.

Nesses locais existe a possibilidade de chuvas, mas com menor intensidade entre 20 e 30mm/h ou até 50 mm/dia.

Rebeca Lima/Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias