São Julião

MISTÉRIO: Imagens da Pomba Gira e Zé Pelintra são encontradas em cemitério de São Julião e chama a atenção dos moradores; veja fotos!

Moradores de São Julião – PI, na região de Picos, estão surpresos com duas imagens que apareceram sorrateiramente no principal cemitério do município. As imagens em gesso foram colocadas ao pé do cruzeiro, na porta de acesso ao Cemitério Aquiles Pedro de Brito, situado às margens do açude que banha a cidade.

“Eu fui ao velório que houve esta semana lá, quando cheguei vi aquelas imagens e fiquei bastante assustada, parece um despacho ou ritual de macumba, sei lá! Todo mundo que estava lá, ficou surpreso”, contou uma moradora ao Portal É Notícias.

Nossa redação esteve no local para fotografar as esculturas em gesso e ao buscar informações sobre as mesmas obtivemos as seguintes respostas: As imagens são dos personagens Pomba Gira e Zé Pelintra.

Imagens apareceram sorrateiramente no cemitério de São Julião – Foto: Portal É Notícias

Sobre Zé Pelintra e Pomba Gira

O Zé Pelintra é uma das mais importantes entidades de cultos afro-brasileiros, especialmente entre os umbandistas. Zé Pelintra é invocado quando seus seguidores precisam de ajuda com questões domésticas, de negócios ou financeiras.

A Pomba Gira é uma entidade espiritual da Umbanda e do Candomblé, considerada um Exu feminino. No Brasil, sobretudo entre as populações pobres urbanas, é comum apelar-se à Pombagira para a solução de problemas relacionados a fracassos e desejos da vida amorosa e da sexualidade.

A Pomba Gira que anda com o Zé Pelintra é chamada de Maria Padilha. Alguns escritos dizem que a Maria Padilha era a Rainha de todas as Pombas Giras e esta era invocada para encontrar pessoas e recuperar bens perdidos, descobrir tesouros e denunciar ladrões, realizar curas e conquistar amantes, destruir inimigos e fazer casamentos.

Quanto às imagens colocadas no cemitério de São Julião, ninguém sabe quem colocou elas lá, e muito menos o porquê!

Foto: Portal É Notícias
Foto: Portal É Notícias
Foto: Portal É Notícias
Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias