Destaque

Ipec aponta Lula com 7 pontos de vantagem sobre Bolsonaro no 2º turno; veja os números

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua à frente na disputa presidencial de segundo turno, com 50% das intenções de voto contra 43% do presidente Jair Bolsonaro (PL), aponta pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (24).

PESQUISA IPEC

Lula – 50%
Bolsonaro – 43%

O resultado é o mesmo do levantamento anterior, realizado há uma semana, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. Os que pretendem votar em branco ou anular no próximo dia 30 se mantêm em 5%, e os indecisos, em 2%.

Lula e Bolsonaro
Lula e Bolsonaro – FOTO: ROVENA ROSA/EBC E DIVULGACAO

No cálculo dos votos válidos -que exclui os brancos e nulos e é usado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para totalizar o resultado das eleições, o resultado também segue inalterado: o ex-presidente tem 54%, e seu adversário, 46%.

VOTOS VÁLIDOS

Lula – 54%
Bolsonaro – 46%

Já na pesquisa espontânea (na qual os nomes dos dois não são lidos ao entrevistado) também há estabilidade. O petista aparece com os mesmos 48% e Bolsonaro, com os mesmos 42%. Brancos e nulos somam 5%, e outros 4% não sabem.

O Ipec ouviu 3.008 brasileiros de sábado (22) até esta segunda-feira, em 183 municípios do país. A sondagem foi contratada pela TV Globo e o registro na Justiça Eleitoral é BR- 06043/2022.

As pesquisas eleitorais são um retrato da intenção dos eleitores no momento em que as entrevistas são feitas, e não uma projeção do resultado eleitoral, que só será conhecido no dia do pleito, com a apuração oficial.

Até o instante de apertar o botão na urna, diversos fatores podem fazer com que as pessoas mudem de posição. Para fazer uma análise mais ampla do cenário eleitoral, o eleitor deve levar em conta o conjunto de questões que os levantamentos abordam, e não um único indicador.

No primeiro turno, no dia 2 de outubro, Lula obteve 48,4% dos votos válidos, ante 43,2% de Bolsonaro. A terceira colocada, Simone Tebet (MDB), ficou com 4,2% e Ciro Gomes (PDT), com 3%.

Abstiveram-se 33 milhões de eleitores, o equivalente a 21% do eleitorado do país. Os votos em branco ou nulos para presidente no primeiro turno somaram 5,5 milhões, o correspondente a 4,4% dos que compareceram às seções.

FOLHAPRESS RIO DE JANEIRO, RJ

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias