Destaque

Saiba quais políticos que tiveram votações históricas no Piauí

Francisca Trindade

Saiba quais políticos que tiveram votações históricas no Piauí - imagem 53451
Francisca Trindade – Foto: Reprodução

Francisca das Chagas da Trindade (PT-PI), foi a deputada federal mais votada da história do Piauí, eleita com 165.190 votos. Apesar de ter sido o seu primeiro mandato na Câmara Federal, Francisca iniciou sua vida política em 1985, quando se filiou ao Partido dos Trabalhadores e participou da sua organização em Piauí. Sete anos depois, foi eleita suplente no cargo de vereadora, exercendo dois mandatos e, em 1998, tornou-se a deputada estadual mais votada da capital piauiense. Em 2000, foi candidata à vice-prefeitura de Teresina.

Autora de dezenas de projetos de lei em defesa dos direitos humanos, Francisca participou da elaboração de políticas públicas, sendo a favor da moralização do Poder Legislativo. Ela se destacou, em 1999, como a parlamentar mais atuante do seu estado, segundo pesquisa local. -O despertar da minha consciência política foi marcado por uma forte convicção a respeito da necessidade de transformações substantivas na estrutura social, econômica e política do Brasil-, relatou a parlamentar em discurso proferido na Câmara.

Ela faleceu em 2003, provocando uma grande comoção em todo o Estado.

Georgiano Neto

Saiba quais políticos que tiveram votações históricas no Piauí - imagem 53453
Georgiano Neto- Foto: Reprodução

Com 79.723 votos, Georgiano Neto (PSD), de 25 anos, foi o deputado estadual mais votado na história da Assembleia Legislativa do Piauí, nas eleições do dia 7 de outubro de 2018. Em 2014, ele já havia entrado para a história ao ser eleito como o parlamentar mais jovem da Casa.

Fernando Haddad

Saiba quais políticos que tiveram votações históricas no Piauí - imagem 53454
Fernando Haddad – Foto: Reprodução

Em 2018, o candidato petista à Presidência da República, Fernando Haddad, derrotado em âmbito nacional por Bolsonaro, conquistou uma votação histórica no Piauí, com 1.417.713 votos no segundo turno, superando inclusive os seus antecessores na legenda: Dilma Rousseff e Lula.  Na ocasião, ele somou mais de 77% dos votos válidos no Estado.

Wellington Dias

Saiba quais políticos que tiveram votações históricas no Piauí - imagem 53455
W. Dias – Foto: Reprodução

Em 2010 quando concorreu ao Senado e foi eleito, o atual governador do Piauí obteve a marca histórica de 997.513 votos. Até o momento o resultado ainda não foi superado

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias