MunicípiosNotícias

Filhote de macaco é salvo e ganha pelúcia após mãe ser atropelada no interior do Piauí

(Fotos: arquivo pessoal)

Um filhote de macaco bugio foi encontrado agarrado à mãe que morreu atropelada em uma estrada vicinal na cidade de Campo Maior, no interior do Piauí. A triste história do bebê primata mudou após o resgate. Por ser muito filhote, sem os cuidados necessários, o animal teria morrido.

A biológa Naíde de Lucas foi uma das pessoas que se solidarizou com a história do filhote de aproximadamente dois meses.

“Ele foi encontrado na estrada e estava agarrado à mãe dele que morreu atropelada. Uma pessoa levou à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Campo Maior, tomei conhecimento da história e resolvi ajudar, pois fiquei preocupada. Sem os cuidados necessários, ele corria risco de vida”, disse Naíde de Lucas, recém-formada em Biologia pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi).

Ela conta que a experiência com filhotes adquiriu quando estagiou no Parque Estadual Zoobotânico. Sobre o resgate, Naíde disse que ficou emocionada por salvar uma vida. O macaco foi batizado de Zequinha e no período em que ficou sob os cuidados da bióloga teve direito a leite especial para recém-nascidos e também um ursinho de pelúcia.

“Fiquei cuidando dele por uma noite. Esses bichinhos são muito frágeis. Por isso precisam estar aquecidos e serem alimentados a cada 3 horas. Ele estava se alimentando com leite NAM porque não podia tomar leite normal de vaca. Para confortá-lo, coloquei uma pelúcia no recinto improvisado que fiz pra ele para tentar amenizar a falta da mãe”, conta Naíde de Lucas.

(Fotos: arquivo pessoal)

“Foi muito bom por ter conseguido salvá-lo. Apesar de frágil, o Zequinha estava saudável e não tinha fraturas. A mãe, provavelmente, morreu tentando protegê-lo”, completa a biológa.

Após os cuidados emergenciais, Zequinha foi encaminhado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente que deverá levar Zequinha ao zoológico.

Fonte: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias