MunicípiosPiauí

Com o apoio da Auren Energia Programa ReDes incentiva a melhoria da criação de ovinos e caprinos de comunidade quilombola no Piauí

Programa desenvolvido em Curral Novo do Piauí para criação de ovinos e caprinos aprimora conhecimento e fortalece economia local

A Auren Energia, por meio de parceria com o Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), incentiva o Programa ReDes junto às comunidades onde atua. Cerca de 30 famílias da Comunidade Remanescente de Quilombo Garapa, localizada na cidade de Curral Novo do Piauí, são beneficiadas pelo programa.  A ação já dura um ano e o foco é a melhoria da criação de ovinos e caprinos.

O programa oferece aos agricultores familiares da Associação Garapa iniciativas para diagnóstico dos currais e implementação de técnicas de manejo sanitário e alimentar (como limpeza diária das instalações para evitar doenças e planejamento da alimentação dos animais). Essas ações contribuem para viabilizar bons exemplos de modelos de negócios.

Os associados receberão, ainda, apoio para a construção de um plano de negócios, melhorias de qualidade do rebanho por meio da continuidade de ações de manejo sanitário e da alimentação dos animais. Além disso, uma parceria com o Sebrae busca viabilizar as práticas de manejo, além da realização de capacitações técnicas com as famílias.

O Projeto Garapa está em andamento e já recebeu, no ano de 2022, aporte direto ao grupo, equipamentos de informática e apoios técnico de uma veterinária e de uma engenheira agrônoma, fortalecimento institucional e do negócio, além de um intercâmbio com a Ascobetânia (Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do município de Betânia do Piauí) para troca de experiências também foram oferecidos no ano passado.

“O nosso objetivo é buscar o desenvolvimento das comunidades nas regiões onde atuamos, gerando emprego e renda a partir da valorização os produtores locais. O ReDes proporciona exatamente isso para as comunidades. Com ele vamos potencializar o conhecimento das famílias e a ajudá-los a aprimorar os métodos para que consigam se desenvolver e evoluir em suas atividades, tornando-se mais conhecidos no mercado de trabalho”, afirma a gerente de Desenvolvimento Social e Planejamento da Auren Energia, Raquel Leite.

Segundo José Marcos dos Santos, agricultor familiar que participa do Programa, o ReDes é imensamente importante para a comunidade. “Por meio do apoio da Auren com esse programa, conquistamos equipamentos de qualidade que a gente sonhava em ter e que não tinha condições de comprar. Aprendemos muito em relação ao rebanho, como por exemplo, manejar e dar vitaminas e vacinas na hora certa”, destaca.

Após o início das atividades, a mudança na qualidade dos animais e também nos cuidados já é visível.  Os agricultores estão animados e já fazem planos para o futuro. “Estamos adquirindo conhecimento e já temos rebanhos mais bem cuidados e, consequentemente, um animal mais qualificado. Nossa qualidade de vida melhorou bastante. Agora é seguir trabalhando e aprendendo a cada dia para crescermos junto com o programa”, completa o agricultor.

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas investidas da Votorantim em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.

Sobre a Auren Energia

A Auren Energia é uma das maiores plataformas de geração e comercialização de energia renovável do Brasil, com capacidade instalada de 3,0 GW. A companhia opera com uma matriz limpa e diversificada em ativos localizados no Sudeste e Nordeste.

A Auren encontra em suas relações a energia e motivação que precisa para encarar os desafios diários do setor. Para conhecer mais sobre companhia, cesse: www.aurenenergia.com.br RI: ri.aurenenergia.com.br.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias