DestaqueMunicípiosNotícias

No interior do Piauí, ovelha dá à luz a 4 filhotes pela segunda vez consecutiva; caso é considerado incomum

No interior do Piauí, ovelha dá à luz a 4 filhotes pela segunda vez consecutiva

Com a informação do vereador Marcelo Silva, que é produtor rural na cidade de Lagoa do Sítio do Piauí, distante 235 km de Teresina, já é a segunda vez que uma ovelha da fazenda Tabuleiro de sua propriedade, pariu quatro filhotes de uma só vez.

A veterinária Camila Freitas Batista, formada pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, falou a respeito de casos desse tipo. “Não são freqüentes, mas não são completamente incomuns. Geralmente, ovelhas têm gestações múltiplas; incomum é parir um filhote só, pois em geral são dois. Esse animal deve ter predisposição para super ovulação! acredito que possa ser portadora do gene de prolificidade, e é totalmente aleatório”, disse.

Ela ressalta também que a ovelha deve ser observada, pois em casos de pouca alimentação ou de alimentação em excesso, o animal pode desenvolver um quadro comum em partos gemelares, chamado de toxemia da prenhez. Trata-se de um desbalanço energético que a ovelha pode sofrer por utilizar todas as suas reservas energéticas para gerar os filhotes e para o leite, o que pode levá-la à morte.

Fonte: Lagoaonline.com / Zé Filho

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias