DestaqueGeral

Notícias do Trecho: Conclusão do Comperj deve gerar 8 mil vagas; saiba mais

Comperj – Foto: Reprodução/Internet

A Petrobras assinou acordo com a chinesa CNODC, subsidiária da petroleira CNPC, para concluir a construção da refinaria do Comperj, em Itaboraí. Para isso, estima-se que sejam gerados até oito mil empregos no ano que vem, de acordo com fontes a par do projeto. A expectativa é que sejam criadas vagas para diferentes funções técnicas, como pedreiro, carpinteiro, soldador, pintor industrial, eletricista, encanador industrial, lixador, instrumentista, operador de guindaste, montador de andaime, entre outros.

Mas as obras para concluir a refinaria só vão começar após a realização pela Petrobras de uma licitação para escolher a empresa responsável para concluir as obras da refinaria, o que deve ocorrer entre o fim deste ano e o início de 2019. As obras devem se concentrar no segundo semestre de 2019.

— O calendário ainda não está definido, pois vai depender de uma série de processos internos. Não é possível estimar prazo para a obra da refinaria ser concluída. Será preciso analisar o que já foi feito — disse uma fonte.

A construção do empreendimento, que já está com 80% das obras prontas, foi interrompida em 2015 após as denúncias de corrupção reveladas pela Operação Lava-Jato. No fim de 2017, a Petrobras fez uma licitação para concluir as obras da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), que ficará dentro do Comperj. Nesse caso, o consórcio responsável pelas obras é formado pela chinesa Shandong Kerui e a Método Potencial, que preveem, ao longo de 2019, cerca de 1.300 pessoas.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Empregados nas Empresas de Montagem e Manutenção Industrial de Itaboraí (Sintramon), Marcos Aurelio Saar, 700 pessoas já foram contratadas na cidade. Elas trabalham em obras no entorno da UPGN.

As vagas

As atividades mais procuradas são as relacionadas a grandes construções, como pedreiro, pintor e encanador. Mas serão procurados profissionais também que auxiliem na estrutura das obras, como operador de guindaste e montador de andaime.

Onde se formar

Para quem quer se preparar para uma dessas funções há cursos gratuitos e pagos em instituições reconhecidas como Senai, Senac e Faetec, por exemplo. Detalhes podem ser pesquisados nas páginas dessas instituições na internet.

Fonte: Extra

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias