DestaqueNotícias

Notícias do Trecho: Pane elétrica na Replan  assusta moradores de Paulínia; veja o vídeo

Pane elétrica provoca emissão de fumaça tóxica na Replan, em Paulínia (SP)
Pane elétrica provoca emissão de fumaça tóxica na Replan, em Paulínia (SP)

Uma pane na área das caldeiras provocou a saída de fumaça da Refinaria de Paulínia (Replan), na tarde desta quarta-feira (1), de acordo com o sindicato que representa os petroleiros (Sindipetro). O problema mobilizou o Corpo de Bombeiros e não houve registro de feridos.

(ATUALIZAÇÃO: A entidade informou inicialmente esta reportagem que o problema teria origem em uma pane elétrica. Mas, em nota divulgada às 18h53, a assessoria confirmou que a parada emergencial ocorreu, na verdade, por causa de ‘avarias no sistema de ar comprimido da refinaria’).

O diretor da entidade, Arthur Ragusa Guimarães, destacou que funcionários da área administrativa foram levados para um ponto de encontro na área interna da empresa, enquanto os demais operadores permaneceram nas atividades em busca de estabilização das operações.

Fumaça na refinaria da Petrobras em Paulínia é avistada de longe (Foto: VC no G1)
Fumaça na refinaria da Petrobras em Paulínia é avistada de longe (Foto: VC no G1)

Segundo ele, a fumaça liberada seria tóxica e ocorreu porque houve um descontrole no fluxo de gás que seria levado para tratamento em uma das unidades da empresa, após a queda do sistema de compressão de ar. Com isso, houve reversão que resultou na liberação destes gases após queima.

Os Bombeiros informaram que um caminhão e um veículo de resgate foram enviados ao local, e que o problema já havia sido controlado.

De acordo com a Petrobras, a falha operacional na Replan já foi localizada. Segundo a assessoria da empresa, ela levou à parada das unidades de processo e provocou “corretamente a variação da chama da tocha, um dos sistemas de proteção e segurança da refinaria”. Além disso, destacou que não houve danos às pessoas e instalações, e que trabalha para normalizar a situação.

Riscos e acompanhamento

A Defesa Civil informou que uma equipe foi ao local e não há risco de explosões. Já a assessoria da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb) informou que uma equipe técnica também foi até a refinaria e avalia as causas do incidente e as providências que serão adotadas.

“Houve um problema operacional na linha de abastecimento de ar comprimido para toda a unidade, levando à paralisação da refinaria e o desvio dos gases para os queimadores [flares], causando a emissão de poluentes para a atmosfera”, diz texto.

A CPFL, concessionária responsável pelo serviço de energia, alegou que não houve oscilações no fornecimento de energia elétrica para a Replan. “A empresa reforça que mantém monitoramento constante do fornecimento de energia para a refinaria e contato direto com seus representantes. […] A distribuidora reitera que o fornecimento segue completamente normalizado na região.”

Emissão de fumaça tóxica na Replan, em Paulínia (SP), teria ocorrido após pane elétrica em uma das caldeiras (Foto: VC no G1)
Emissão de fumaça tóxica na Replan, em Paulínia (SP), teria ocorrido após pane elétrica em uma das caldeiras (Foto: VC no G1)  

Assista o vídeo:

G1 Paulínia

Comentários Facebook

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar