Destaque

4 hábitos comuns que podem piorar sua saúde mental

Na América Latina, o Brasil lidera em incidência de depressão, um transtorno mental caracterizado por sintomas como tristeza, irritabilidade, isolamento social

4 hábitos comuns que podem piorar sua saúde mental
A depressão se caracteriza por sintomas como tristeza, irritabilidade e isolamento social | Reprodução/Freepik

Na América Latina, o Brasil lidera em incidência de depressão, um transtorno mental caracterizado por sintomas como tristeza, irritabilidade, isolamento social, entre outros, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Apesar da sua prevalência, há outras condições mentais que impactam as pessoas, e diversos aspectos do cotidiano podem desencadear esses sintomas.

De acordo com o Ariel Lipman, psiquiatra e diretor da SIG – Residência Terapêutica, muitas situações aparentemente inofensivas e comuns em nossas rotinas podem contribuir para o desenvolvimento e agravamento de transtornos mentais.“Situações estressantes fazem parte da vida, mas é preciso ficar atento, além de estar sempre realizando atividades que ajudem a descontrair, como encontrar amigos, fazer exercícios e terapia”, explica, em entrevista ao Terra.

Trabalho em excesso. O trabalho tem uma conexão direta com a saúde mental, visto que é onde dedicamos a maior parte do nosso tempo. No entanto, quando essa dedicação ultrapassa limites, pode se tornar um terreno fértil para o surgimento de estresse, ansiedade e outras condições similares. “É claro que tem dias que precisamos trabalhar mais, outros menos, mas quando isso se torna uma rotina, é momento de parar para prestar atenção no quanto isso vem afetando a cabeça”, explica o Dr. “Organize seus horários para que você não esteja sempre cansado e estressado e separe um tempo para se divertir”, completa.

Má qualidade no sono. Noites bem dormidas são essenciais para manter um bom humor, e isso não se resume a dormir longas horas. Conforme explicado pelo psiquiatra, é crucial ter um sono de qualidade, idealmente cerca de 8 horas por noite, sem interrupções frequentes durante a madrugada. “Muitas pessoas que têm problemas de má qualidade no sono, apresentam piora na saúde mental. O sono em excesso ou a insônia podem ainda ser sintomas de ansiedade e depressão. Por isso, é importante investir no descanso”, alerta.

Relacionamentos tóxicos. Manter relações saudáveis com as pessoas próximas é fundamental para o bem-estar, e quando mencionamos “relacionamentos tóxicos”, não estamos nos referindo apenas aos românticos. Ariel ressalta a importância de cultivar boas relações com pais, irmãos, colegas de trabalho e todos aqueles que fazem parte da rotina de uma pessoa. “Brigas e desentendimentos fazem parte de todas as relações, sejam elas profissionais, amorosas ou familiares, mas conviver com brigas é algo que precisa ser revisto e contornado”, comenta ele.

Redes sociais. O impacto das redes sociais na saúde mental e seus efeitos têm sido amplamente estudados. Conforme destacado pelo médico, passar muitas horas diante das telas pode afetar a mente por várias razões. “O uso excessivo de redes sociais pode resultar em uma distorção da autoimagem ou transtorno dismórfico corporal, além de fazer com que a pessoa abandone outros hábitos para usar o celular e computador, ou seja, acabam se viciando”, explica.

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias