São Julião

Paróquia da Imaculada Conceição é instalada em São Julião – PI; veja fotos e vídeos

Paróquia da Imaculada Conceição é instalada em São Julião – PI

Centenas de fiéis participaram na tarde e noite desta sexta-feira, 16 de julho, da celebração que marcou a criação da Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Na parte da tarde houve uma encenação contando a história antiga da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Sanfoneiros entoaram o hino da Imaculada, homens com trajes de vaqueiros carregaram um andor com a imagem da santa, seguidos por senhoras com lamparinas e rosários. Representantes de cada comunidade católica adentraram à festa com seus respectivos padroeiros e estandartes.

Veja o vídeo

Na parte da noite, uma missa campal de solenidade canônica reuniu padres, seminaristas, diáconos e freiras que integram as 23 paróquias da Diocese de Picos. O ato de elevação da igreja foi presidido pelo Bispo Diocesano, Dom Plínio José da Luz.

Com transmissão pela internet, a missa campal seguiu todos os protocolos dos órgãos de controle de saúde, mantendo o distanciamento, uso de máscaras e distribuição de álcool.

Ato de elevação da igreja foi presidido pelo Bispo Diocesano, Dom Plínio José da Luz.

Em sua fala, o Bispo Dom Plínio José disse que a instalação da Paróquia Imaculada Conceição era um sonho antigo do povo de São Julião – PI e que a mesma integrará também áreas pastorais, bairros e localidades do município de Vila Nova do Piauí.

“Aqui nasce uma comunidade de comunidades. Essa casa comunidade tem o seu pastor, o pároco. São Julião agora é a mais nova paróquia da Diocese de Picos, e juntos já somos 23”, ressaltou o religioso.

Padre Francisco Ramires Barros Moura foi oficializado 1° pároco de São Julião – PI

Após todos os ritos, o Padre Francisco Ramires Barros Moura foi oficializado 1° pároco de São Julião – PI. O reverendo atuava como vigário da Área Pastoral desde 2019.

Em sua fala, o Pároco Francisco Ramires disse que o momento era de gratidão.

“Nessa noite o meu coração é só gratidão, desde a minha chegada até São Julião e Vila Nova sempre pude contar com muitas mãos estendidas, no serviço, no louvor, na animação das comunidades, muitas pessoas que na simplicidade da vida cotidiana, na sua fé simples e pura também moldaram o meu ministério. Se sou o primeiro pároco de São Julião, São Julião também é o meu primeiro amor do meu jovem ministério sacerdotal”, enfatizou o sacerdote.

Em outro momento, o jovem sacerdote destacou que o compromisso de cuidar de todos está apenas começando.

“Nós começamos um compromisso de envolver a todos e cuidar de todos, que a Imaculada nos ajude hoje e todos os dias. Povo de Deus eu conto com cada um de vocês. Parabéns! Vocês fizeram essa festa!”, disse o pároco Francisco Ramires”, finalizou.

O Prefeito de São Julião – PI, Dr. Samuel Alencar também fez uso da palavra e externou seu sentimento de gratidão em poder participar da instalação da paróquia.

Dr. Samuel Alencar externou seu sentimento de gratidão em poder participar da instalação da paróquia

“Tenho a honra de em nome de todos que circundam esse altar, sobretudo do povo de São Julião e da Vila Nova, externar o meu contentamento e gratidão em ver realizar o sonho dos nossos antepassados e nosso sendo realizado”, destacou.

Dr. Samuel Alencar disse ainda que a instalação da paróquia é fruto do empenho de homens e mulheres, todos devotos da Imaculada Conceição.

“Está no coração de cada um de nós o amor e devoção à Virgem da Conceição. Nossas mães e avós nos ninaram cantando o hino da padroeira, assim me congratulo com a diocese de Picos, na pessoa do bispo Dom Plínio e estendo a todo clérigo. Parabenizo toda a comunidade paroquial, agora é um compromisso de todos nós, estendo a minha gratidão ao Pe. Ramires que tomou a peito esse projeto. Peço a Imaculada Nossa Senhora da Conceição que rogue por cada um de nós para que suportemos essa crise e nos empenhemos em criar um mundo novo”, cravou o gestor.

Assista o evento completo:

Veja as imagens:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias