DestaqueSão Julião

Perfil: Conheça Neves Brito, o “Boi da Gaita” – o primeiro cantor de São Julião – PI

Você sabe quem foi o primeiro cantor de São Julião que gravou, inclusive, em vinil? Josué Neves de Brito nasceu em 03 de junho de 1952, na localidade Poço Escuro, no município de São Julião. É filho de José Eusébio de Brito e Castelina Carmina de Sousa. Para localizar melhor a sua matriz familiar, Neves ou “Boi da Gaita”, como muitos o conhecem em São Julião, é neto do senhor Antônio Grande.

Em busca de melhores condições de sobrevivência, aos nove anos de idade, partiu com os pais e seis irmãos para a cidade de Porangatu, no estado de Goiás. Lá cresceu, estudou e começou a se interessar pela música quando começou a participar de festivais. Em 1975, arriscou-se e gravou, pela gravadora Embalo, de Goiânia, o seu primeiro disco, um compacto simples com duas músicas, “Ventania e Eu te Amarei”.

Neves Brito, cantor e compositor sãojuliãoense – Foto: Prof Francisco De Assis

Eram tempos difíceis. Somente no final da década de 70, no ano de 1979, com muita luta e perseverança, Neves Brito lançou o segundo compacto, desta vez, duplo. Como carro chefe, a música “Beleza Valente”, uma homenagem a Maria Bonita, a famosa cangaceira, esposa de Lampião.

O disco saiu pelo selo RN pertencente ao sanfoneiro Raimundo Nonato, natural de Alagoinha do Piauí, na época, um dos artistas mais destacados da região. “Ele possuía os instrumentos e músicos contratados. Para gravar, alugava o estúdio da famosa gravadora Continental, em São Paulo”, comentou. Para divulgar o trabalho, voltou à terra natal onde colocou o disco debaixo do braço e saiu, de bar em bar, apresentando a sua música. “Naquela época, senão no rádio, os bares era o local onde se ouvia música. Dificilmente, as pessoas dispunham de uma radiola para ouvir música, em casa. Viajei também por várias cidades do Nordeste, me apresentei em diversas emissoras de rádio e fiz muitos shows”, relembra. Destaca que, em São Julião, o clube Social Rocha foi o palco onde cantou.

Neves gosta muito do cantor Bob Dylan – Foto: Prof Francisco De Assis

Disse que adora ouvir e cantar Bob Dylan, seu grande referencial, e executa, no violão e na gaita, os acordes de “Blowin In the Wind”, famosa canção do mito americano. Dos nacionais, aponta Zé Ramalho, Raul Seixas, Belchior, Gilberto Gil, Roberto Carlos, Reginaldo Rossi, entre outros, como os maiores admiradores.

No instante em que acontecia esta conversa, mostrou um caderno com várias composições inéditas, inclusive, forrós, no estilo Petrúcio Amorim e Flávio José. Possui mais de 70 composições gravadas distribuídas em dois compactos de vinil e seis cds, Inclusive, um com músicas gospel.

Eletricista profissional, aos 65 anos, está aposentado e pretende passar uma temporada em sua cidade natal.

Ouça Neves Brito cantando gospel:

Fonte: Prof. Francisco de Assis Sousa/TV Verdes Campos Sat

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias