DestaqueEntretenimentoMunicípiosSão Julião

Perfil: Duda Maravilha – nos palcos da vida

Duda Maravilha, natural da localidade Santo Antônio dos Anjos, no município de Pio IX – Piauí, é o nome artístico de Josimar Manoel de Brito, 47 anos, vocalista da banda Forrozão Classe A.

Duda e o Forrozão Classe A – Foto: Jeremias Carvalho

Trabalhador rural

Chegou ao município de São Julião, mais especificamente na localidade Castanha Velha, em 1990, para trabalhar na roça. Teve como patrão o Sr. Senhorzinho da Pastora, com quem morou e trabalhou por alguns anos. Eclético, com a baixa mão de obra na lavoura, Duda arriscou a lutar com gado. Trabalhou como vaqueiro, para um fazendeiro do povoado Nova Brasília pelo período de dois anos.

Mecânico de moto

Quando não está nos palcos, Duda Maravilha desempenha a função de mecânico. “Iniciei em uma oficina de lanternagem com o Sr. Paulinho. Depois comecei a mexer com moto. Em 2000, montei a minha própria oficina, onde mantenho até hoje na rua Severiano Pereira”, conta animado. “Todos os dias, às cinco da manhã, chego para trabalhar. Quando não tenho show, fico com a mão na graxa até as oito da noite”, complementa.

Duda Maravilha em sua oficina – Foto: Prof. Francisco de Assis Sousa

Carreira artística

Sempre gostou de música, no entanto, a sua primeira oportunidade de se apresentar como cantor surgiu em 1994, quando venceu um concurso de calouros, promovido pela Unidade Escolar Aprígio Pereira Bezerra, na ocasião da Semana Cultural. No mesmo ano, começou a cantar com o sanfoneiro Raimundo do Alencar, parceria que se prolongou até 2004. A partir deste ano, juntamente com o parceiro sanfoneiro e outros amigos, fundou a banda Moleca Vaidosa, que ocupou os palcos até 2008. Não sabe ler nem escrever. Aprende as letras musicais apenas ao ouvir. É fã de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e da dupla Sirano e Sirino.

Forrozão Classe A
Com o fim da Moleca Vaidosa decretado, foi convidado para fazer parte da nova banda que surgia na cidade, o Forrozão Classe A. A exemplo da anterior, fazia pequenas apresentações pela periferia da cidade e interior do município de São Julião. No entanto, a partir de 2012, com quatro anos de formação, o Forrozão Classe A ganhou dimensão regional. É constantemente contratada para fazer shows na cidade e em outros municípios da macrorregião de Picos. “Hoje vivemos um bom momento. Nossa agenda está preenchida até o carnaval. Somente no mês de dezembro de 2016, fizemos 18 shows. 13 só no município de Fronteiras”, afirmou.  Apresentações que marcam a abertura de shows de grandes bandas, também virou rotina.

Duda Maravilha vive uma união conjugal com Mara Maravilha. Seus dois filhos – Josemara, 21, e Marcos Antônio, 14 – são frutos do primeiro casamento.

“Gosto das coisas que faço. Mas quando estou no palco, me realizo”, finalizou.

Fonte: Blog do Prof. Francisco de Assis Sousa/Verdes Campos Sat

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias