MunicípiosNotícias

Árvore que produz ‘gelo’ em pleno calor chama a atenção em cidade do Piauí

Árvore que produz ‘gelo’ em pleno calor chama a atenção em cidade do Piauí

33°. Essa é a temperatura que marcou em Barras, cidade a 120 quilômetros de Teresina, ao meio dia desta quinta-feira (20/06) feriado de Corpus Christi. Apesar de ser um clima ameno para a região, os moradores da comunidade Boa Presença ficaram impressionados ao verificar que de uma árvores típica da região, o Jucá, estava brotando gelo.

O Jucá, também chamado de pau-ferro, é uma planta medicinal de tronco liso e descamante com manchas esbranquiçadas, que atinge até 20 metros de altura. O Jucá possui folhas compostas, flores amareladas e frutos pretos avermelhados. Contudo, nenhum dos resultados encontrados na internet cita a presença de gelo em sus galhos.

A situação é curiosa e está chamando a atenção da população dos arredores que se dirigem ao local para ver de perto o gelo e a água gelada que cai da árvore

Jucá, também chamado de pau-ferro, é uma planta medicinal de tronco liso e descamante com manchas esbranquiçadas

A EXPLICAÇÃO 
Em busca de uma explicação científica sobre o mistério, a bióloga Marisa Yamashiro passou informações sobre o caso, através de uma pesquisa que conclui que o ‘gelo’ na verdade é uma espuma que serve de casulo para insetos.

Os insetos com asas como, por exemplo, cigarras, depositam seus ovos no galho, esse é envolvido por uma espuma branca que serve de proteção. No interior dessa espuma crescem as ninfas que sugam a seiva e excretam grande quantidade de liquido que escorre do local pingando assim no solo. Esse acontecimento é conhecido como ‘choro da árvore’ que, nada mais é que parte da cadeia alimentar dos seres vivos.

O fenômeno pode ocorrer em diversas partes de uma planta, seja em jardins, vasos ou variadas e grandes culturas. Os insetos são classificados como mastigadores ou sugadores e, de acordo com seu aparelho bucal ataca uma determinada parte do vegetal. Os principais responsáveis pelo ‘choro da árvore’ são os ácaros, besouros, cigarrinhas, cupins, formigas, gafanhotos, grilos, paquinhas, lagartas, percevejos, pulgões e tripés.

VEJA REPORTAGENS QUE TRATAM SOBRE O TEMA

Fonte: Longah
Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias