Pio IXMunicípios

Piauí Conectado em breve chegará ao município de Pio IX

Piauí Conectado em breve chegará ao município de Pio IX

Uma equipe da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) visitou a cidade de Pio IX, distante 117 quilômetros de Picos, com a finalidade de conhecer os desafios que a população enfrenta para se comunicar, seja via dados móveis, seja via internet, outros, e estudar a viabilidade de implantação de pontos wifi livre para o município, através do projeto Piauí Conectado, desenvolvido pelo Governo do Estado.

Pio IX possui 17 povoados, dos quais cinco foram visitados e tiveram locais como escolas georreferenciados (mapeamento com dados geográficos) pela equipe técnica, além de fotografados para o estudo de viabilidade. O líder comunitário João Apolônio, fala sobre as dificuldades para realizar seu trabalho junto ao Povoado Sobrado, que fica a 26 quilômetros da cidade, habitado por 100 famílias, aproximadamente.

“Hoje a gente sente uma dificuldade em relação à conexão, à internet. A comunidade tem muito jovem, mais de 80 jovens, mas nem todos tem acesso à internet. Creio eu que é de grande importância para todo mundo, principalmente para o estudo, por essa ser comunidade distante de cidades e a internet traz algo bacana que é essa ligação com o mundo”, conta.

Na zona urbana de Pio IX, a equipe visitou o pólo da Universidade Aberta do Brasil Professor José de Alencar Bezerra. A instituição oferece onze cursos de ensino superior, possui oito salas, sendo cada uma com um computador e ainda um laboratório contando com 30 computadores. A UAB conta com sinal de internet, mas as quedas na conexão são constantes, segundo a coordenadoria.

Maria Jakeline é diretora da Unidade Escolar Francisco Pedro da Silva da comunidade Recreio, a 15 quilômetros de Pio IX, onde há wifi, porém o sinal oscila, principalmente nos dias nublados ou chuvosos. A diretora mostrou à equipe uma antena que já estava instalada. “Esta antena foi instalada por um técnico há cerca de dois anos, porém ficou faltando concluir o serviço e até hoje continuamos sem internet porque ele não voltou para concluir”, fala.

Os demais locais visitados foram a Unidade Escolar Francisco Luis Viana, na comunidade Pau Ferro; U. E. Laurindo Paulo de Oliveira, na comunidade Serra da Baraúna; U. E. José Ricardo de Morais, na comunidade Sobrado e ainda o assentamento Nova Esperança.

Após ouvir a demanda da população e com a conclusão do estudo de viabilidade realizado pela equipe da ATI, o município deve ser atendido com pontos de internet que possibilitarão melhor desempenho do ensino na rede pública do município bem como a inclusão digital dos alunos e comunidade. Atualmente o projeto Piauí Conectado opera em 15 municípios, com pontos de internet monitorados em velocidade da conexão e total de usuários em cada local.

Fonte: Riachão Net

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias