MunicípiosPiauí

Piauí investiga nove casos suspeitos da variante do novo coronavírus

Piauí investiga nove casos suspeitos da variante do novo coronavírus

O Piauí está investigando nove casos suspeitos da variante do novo coronavírus, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Amostras dos pacientes foram encaminhadas ao Laboratório Central (Lacen) da Bahia para sequenciamento genético.

Até agora no Piauí só foi confirmado o registro de um caso da nova variante, diagnosticado em um paciente transferido de Manaus para tratamento contra a Covid-19 em Teresina, após colapso da saúde no Amazonas. Seis amostras de pacientes manauras foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, mas apenas o resultado desse paciente ficou pronto.

De acordo Sesapi, a amostra de uma paciente do Reino Unido que esteve no Piauí também foi solicitada ao Instituto Aldofo Lutz e o Laboratório Central do Piauí ainda aguarda o resultado. Ainda não há previsão dos resultados ficarem prontos.

A diretora do Lacen do Piauí, Walterlene Carvalho, explicou que o envio das amostras acontece por meio de Projeto de Estruturação da Rede Nacional de Sequenciamento Genético para a Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, que investiga mutações e diferentes linhagens do SARS-CoV-2 em circulação no Brasil.

“O sequenciamento não é exame de diagnóstico. São suspeitos de terem sido contaminados com nova variante, pacientes que foram hospitalizados com sintomas graves ou leves ou que evoluíram para óbito”, informou.

Segundo Walterlene Carvalho, a nova variante do coronavírus tem preocupado médicos pelo alto poder de transmissão. Ela destacou que o protocolo deve continuar sendo cumprido.

“A necessidade de adoções da vacinação, o uso de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações devem continuar sendo seguindo de forma rigorosa”, pontuou Walterlene.

Fonte: G1 Piauí

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias