DestaqueMunicípiosSão Julião

São Julião: Reunião discute baixo nível no volume de água em Piaus

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 02 de fevereiro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de São Julião – PI uma reunião com representantes da Comissão Gestora do Açude de Piaus.

O evento foi organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Canindé e Piauí e reuniu representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS), Agespisa, lideres políticos dos municípios abastecimentos na região, usuários e demais membros da sociedade civil organizada.

Medidas acordadas sobre alocação da água do açude Piaus não foram cumpridas – Foto: Jeremias Carvalho

Durante a reunião ficou constatado o estado de alerta: o açude de Piaus, responsável pela adutora que abastece atualmente cinco municípios da região opera com apenas 5% de sua capacidade.

Outro fato preocupante também e bastante discutido na reunião, é que praticamente todas as medidas acordadas pelos órgãos competentes junto a Comissão Gestora do Açude de Piaus no tocante ao cuidado, manutenção e monitoramento da barragem e adutora Piaus não estão sendo cumpridos pelos órgãos competentes.

De acordo com Lidiane Matos, coordenadora de gestão da Semar, a barragem Piaus pertence ao governo federal, e todas as reivindicações propostas na reunião pelos diversos membros que compõem a Comissão Gestora do Açude de Piaus serão documentadas e encaminhadas aos órgãos competentes.

Ao fim da reunião ficou marcada uma audiência pública para ser realizada no mês de março em Pio IX com participantes de todos os municípios envolvidos e membros competentes dos órgãos estaduais e federais visando uma participação mais ativa dos municípios para propor soluções imediatas e mais eficazes no combate à crise hídrica decorrente do baixo nível de água em Piaus.

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias