DestaqueEducaçãoMunicípios

Piauiense de 18 anos é aprovado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts nos Estados Unidos

Piauiense de 18 anos é aprovado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts nos Estados Unidos
Rogério Guimarães Júnior (Imagem: Divulgação)

O jovem Rogério Guimarães Júnior, 18 anos, foi aceito no Massachusetts Institute of Technology (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) que fica em Cambridge, nos Estados Unidos. Ele é filho do auditor fiscal da Secretaria de Fazenda do Piauí e carrega o nome do pai.

Nascido em Teresina, estudou no Instituto Dom Barreto até o 9º ano. Depois pediu aos pais para ser transferido para o Farias Brito, em Fortaleza, onde concluiu o ensino médio.

Rogério Júnior é uma sumidade em matemática e computação, e já coleciona cerca de 18 medalhas em olimpíadas nacionais e internacionais (“Quantas são mesmo?”. “Mano, não lembro. Vou ter que contar”, diz, sorrindo).

A próxima olimpíada irá acontecer no Irã, entre os dias 28 de julho e 4 de agosto, onde representará, claro, o Brasil.

O resultado para o MIT saiu no último dia 14 de março. É tradição na instituição a divulgação dessas seleções ocorrer no dia 14/03, ou 3/14, no calendário americano, por ser considerado O Dia do pi – sendo o pi, a décima sexta letra do alfabeto grego, mas que na matemática representa a relação entre o perímetro de uma circunferência e o seu diâmetro.

Para ingressar no MIT, Rogério Júnior teve que se submeter a um teste de fluência em inglês, ainda a testes de matemática, redação e física – esta última escolhida por ele.

Nas redações ele tinha que escrever respondendo a perguntas sobre o que fazia por prazer ou algo que já deu errado na sua vida, por exemplo.

Também tinha que informar atividades extra-curriculares, como futebol, trabalho voluntário (tem peso nas faculdades americanas, diferente das do Brasil, que foca somente no resultado de um teste).

Além de apresentar honrarias e premiações, quesito apropriado para ele deixar transbordar as inúmeras olimpíadas que já participou e melhor, venceu.

Por último, foi submetido a uma entrevista, feita pela internet, e apresentou cartas de recomendação de dois professores e de um coordenador. Pronto. Foi aceito.

Canal121

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias