Picos

Picos reabre comércio nesta segunda-feira (8) com atividades alternadas

Picos reabre comércio nesta segunda-feira (8) com atividades alternadas

Mais uma cidade no Piauí anunciou o retorno gradual das atividades comerciais nesta segunda-feira(08). Depois de Floriano, Picos (a 306 km de Teresina) começa a abrir as óticas e lojas de embalagens a partir de hoje. A cidade possui 226 casos confirmados do novo coronavírus, com cinco óbitos.

Diferente da Princesa do Sul, a prefeitura de Picos determinou dias alternados para a volta das atividades e com horário reduzido. Floriano foi mais flexível, deixando os estabelecimentos aberto em horário comercial, no entanto, com três fases de reabertura.

O horário do comércio será das 8h às 14h e os estabelecimentos que funcionarem às segundas, quartas e sextas-feiras ficarão fechados às terças, quintas e sábados e vice-versa. Os salões de beleza e clínicas de estética terão horários diferenciados funcionando às terças, quintas, sextas e sábados das 14h às 20h (veja tabela abaixo).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde picoense, a Coordenação de Vigilância Sanitária irá fiscalizar e orientar os estabelecimentos na retomada gradual, orientando as empresas e os trabalhadores, informando sobre a necessidade de higienização dos estabelecimentos antes de começar as atividades e depois que terminar.]

Picos reabre comércio nesta segunda-feira (8) com atividades alternadas

“Vamos orientar sobre todas as medidas de prevenção ao coronavírus, e intensificar a importância do distanciamento entre as pessoas, por que já vimos que é o principal meio a ser adotado, diminuir a capacidade de pessoas que entram nos estabelecimentos e informar sobre os servidores que tiver alguma comorbidade que deveram ser flexibilizados, mudando suas rotinas”, destacou a coordenadora Lúcia Neiva.

Ainda segundo com a coordenadora, durante o isolamento, mais de dois mil estabelecimentos foram fiscalizados, inclusive os que não fazem parte do leque da vigilância sanitária, como por exemplo, hotéis, motéis, hipermercado, casas de brinquedos entre outros, principalmente no interior.

“As orientações serão feitas de acordo com os protocolos da ANVISA, do Estado e Decreto do município, além disso, será exigido dos estabelecimentos o Procedimento Operacional Padronizado (POP) na contenção do Covid-19, onde cada estabelecimento terá que apresentar o seu” finalizou a Coordenadora.

Veja protocolo na íntegra

Atividades que retornam 08 de junho:

a) Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira das 8h às 14h:
I – óticas
II – lojas de embalagens;

b) Terça-feira, Quinta-feira e Sábado das 8h às 14h:
I – lojas de autopeças, motopeças, oficinas e borracharias;
II – lojas de material de construção civil

c) Terça-feira, Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado das 14h às 20h:
I – salão de beleza e clínicas de estética

Os atendimentos em salão de beleza e clínicas de estética deverão ser realizados obrigatoriamente por hora marcada e de forma individualizada, através de agendamento prévio.

Caroline Oliveira/Cidade Verde
Com informações da Prefeitura de Picos 

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias