Destaque

Tragédia vivida por povo Yanomami é uma mistura de corrupção e negligência, diz Wellington Dias

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, disse na última quinta-feira (26/01), que a crise sanitária vivida pelo povo Yanomami é resultado da negligência do governo anterior, da renúncia de responsabilidade por parte de órgãos fiscalizadores e de corrupção. Investigações dão conta, de acordo com Dias, de desvios no processo de compra e fornecimento de medicamentos, que deveriam ser entregues a povos nativos.

“Houve relatos por parte de lideranças de fortes indícios de desvios. Medicamentos não chegavam a unidades de saúde. Ministro Flávio Dino comanda, nesse momento, essa investigação”, disse.

Ministro W.Dias
Ministro W.Dias – FOTO: ASCOM / ROBERTA ALINE

O ministro reafirmou a necessidade do engajamento de todos os governos e sociedade civil. “Na visita que fizemos, por meio do comitê, vimos que temos que dar as mãos: governo federal, estadual, municípios, quem puder ajudar. É uma tragédia que estamos longe de saber a dimensão”, disse o ministro, que questionou outros pontos da ausência do poder público durante o último governo. “Como se desativou a saúde dessa forma? Escolas, sistemas de alimentação? Como não fizeram cadastro dessas famílias?”, pontuou.

De acordo com Dias, a tragédia de Roraima ainda tem proporções inimagináveis, que precisam sofrer investigação e responsabilização dos culpados.

“A partir de agora, vamos saber a real dimensão. O que houve para chegar a esse ponto? Houve desvio em recursos para educação, saúde? Por que pararam os fornecimentos? Por que? Para exterminar, sufocar..? Não se pode chegar à situação de crianças a pele e osso. “A hora é de dar as mãos, salvar vidas. A investigação prossegue e o nosso trabalho, também”, reforça.

Fonte: 180graus

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias