DestaqueGeralNotíciasPolítica

Herdeiro da empresa de ônibus Guanabara é preso em nova etapa da Lava Jato

Polícia Federal prende Jacob Barata Filho (no centro) – Domingos Peixoto / Agência O Globo

Empresário foi preso no aeroporto do RJ. Ele teria comprado passagem apenas de ida para a Europa

O pedido de prisão foi feito por procuradores que integram a Força-Tarefa da Lava-Jato no Ministério Público Federal (MPF) e assinado pelo juiz Marcelo Bretas, titular da 7ª Vara Federal Criminal.

Após revistarem a bagagem do empresário, agentes da PF verificaram que ele levava um ofício que seu banco recebeu com a ordem de Bretas determinando a quebra do sigilo bancário. Os responsáveis pela investigação interpretaram o fato como um sinal claro de que ele sabia que havia uma investigação em andamento.

De acordo com a TV Globo, as investigações encontraram indícios de que o empresário despejou milhões de reais em propinas pagas a políticos no Rio. A expectativa era de que a prisão acontecesse nos próximos dias, mas, com a possibilidade de fuga, a ação foi antecipada.

O pai do preso na noite deste domingo, Jacob Barata, atua no ramo dos transportes via ônibus no Rio de Janeiro há várias décadas. Ele é conhecido como “Rei do Ônibus” e é fundador do Grupo Guanabara, no qual Jacob Barata Filho também é um dos gestores. Várias empresas do conglomerado atuam no transporte de passageiros no Rio.

Em nota, a assessoria de imprensa de Jacob Barata Filho negou que ele estivesse fugindo. Segundo o texto, ele “estava realizando viagem de rotina a Portugal, onde possui negócios há décadas e para onde faz viagens mensais”. A defesa do empresário acrescenta que vai se pronunciar assim que tiver acesso aos autos do processo.

Em 2013, durante a época das manifestações contra o aumento de R$ 0,20 na passagem de ônibus no município do Rio, o luxuoso casamento da filha do empresário, Beatriz Perissé Barata com Francisco Feitosa Filho, herdeiro do ex-deputado federal cearense Chiquinho Feitosa, foi marcado por protestos.

As manifestações aconteceram na porta da Igreja do Carmo, no Centro da cidade, e seguiram para a frente do Copacabana Palace, na Zona Sul do Rio, onde foi realizada a festa do casal.

Houve convidados que jogaram notas de R$ 20 em cima dos manifestantes, que revidaram com pedras.

O Globo

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias