São JuliãoMunicípiosNotícias

Prefeitura de São Julião realiza semana de atividades alusiva ao Outubro Rosa

Prefeitura de São Julião realiza semana de atividades alusiva ao Outubro Rosa

Com o objetivo de chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo uterino, a Prefeitura Municipal de São Julião – PI, na gestão O Povo em Primeiro Lugar, do prefeito Jonas Bezerra de Alencar, o Dr. Jonas (PSB) iniciou na segunda-feira, 23 de outubro, a Semana de Atividades Alusiva ao Outubro Rosa.

Com o tema Se Toque, São Julião Abraça essa Causa, serão desenvolvidas diversas ações voltadas à saúde da mulher. A campanha se estende até o sábado, dia 28 de outubro.

De acordo com subsecretário de Saúde, Severiano Gomes, as ações de prevenção vão mobilizar todo o município de São Julião com palestras nas escolas com profissionais especializados, entrevista na rádio, rodas de conversas, caminhada e distribuição de panfletos.

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo (SP), no dia 2 de outubro de 2002 quando foram comemorados os 70 Anos do Encerramento da Revolução. Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama que, com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos, iluminaram de rosa o Obelisco em alusão ao Outubro Rosa. Hoje, instituições, órgãos públicos e privados se unem à causa e adotam, como fez a Defensoria Pública, o uso da cor rosa durante o mês de outubro, como um sinal de alerta.

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias