São JuliãoMunicípiosSaúde

Prefeitura promove Semana de Saúde na Escola em todas as escolas de São Julião – PI; veja fotos

Prefeitura promove Semana de Saúde na Escola em todas as escolas de São Julião – PI

A prefeitura Municipal de São Julião – PI, na gestão o Povo em Primeiro Lugar, do prefeito Dr. Jonas Bezerra de Alencar, através das Secretarias de Saúde e Educação promoveu de 23 a 27 de abril, a Semana de Saúde na Escola. Durante a semana, as equipes de ESF – Estratégia Saúde da Família e NASF do município realizaram a Semana do PSE nas escolas municipais da Sede e dos povoados Mandacaru e Fujona. As ações do PSE beneficiaram também alunos das escolas estadual e particular.

O tema proposto pelo Ministério da Saúde este ano foi “O Enfrentamento ao Excesso de Peso e Obesidade Infantil”. Na ocasião foram ministradas palestras e realizadas Avaliações Antropométricas com orientações pelas Nutricionistas do município, Carla Fernanda e Yasmim. Para dar maior amplitude a semana do PSE, a Psicóloga do NASF Leydi, abordou o tema “Bulling” junto aos alunos da referidas instituições de ensino.

Ações do PSE continuam em São Julião – PI até o dia 10 de maio de 2018

Foi realizada também, a avaliação da Caderneta de Vacina das crianças e adolescentes pelas equipes de enfermagem da Estratégia Saúde da Família. Além da avaliação, os alunos da sede e dos povoados Mandacaru e Fujona que estavam com vacinas atrasadas, puderam atualizar sua caderneta, bem como tomar novas doses, como HPV, meningo e varicela, por exemplo.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica do município de São Julião – PI, a enfermeira Kélia Ramos, é de suma importância as atividades realizadas na Semana do PSE.

Ações do PSE beneficiou alunos das escolas municipal, estadual e particular do município de São Julião – PI

“O programa Saúde na Escola – PSE visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria na qualidade de vida da população. É na escola, que se adquirem hábitos que permanecem por toda vida, e é na idade escolar que a pessoa está mais sujeita a compartilhar conhecimentos e hábitos discutidos pelo próprio escolar à sua família e a sua comunidade. Com o objetivo de implementar ações de prevenção e promoção a saúde e visando promover a valorização da autoestima, resgate da relação familiar e melhoria na qualidade de vida de todos envolvidos na comunidade escolar, as equipes de saúde do município se mantém ativa na realização e monitoramento destas atividades”, informou Kélia Ramos.

As atividades do Programa Saúde na Escola – PSE seguem até o dia 10 de maio com a realização de Palestras, Avaliação Antropométrica dos alunos e Avaliação da Caderneta de Vacina pelas Equipes de Saúde da Família e NASF junto às Unidades Escolares Municipais de São Julião – PI.

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias