Municípios

Enfermeiros de cidade do Piauí já podem prescrever medicamentos e solicitar exames

Enfermeiros de cidade do Piauí já podem prescrever medicamentos e solicitar exames

A secretaria de saúde, Luana Pinheiro Lages, assinou a portaria que permite ao profissional de enfermagem prescrever e a transcrever medicamentos, além da solicitar exames de rotina e complementares pelos enfermeiros na atenção básica nas unidades assistenciais públicas de saúde do município.

A portaria tem o objetivo de normatizar a consulta de enfermagem. Agora, o enfermeiro pode solicitar exames complementares de rotina e de seguimento do paciente desde que enquadrados nos programas de saúde pública do município e dos protocolos estabelecidos pelo Ministério de saúde.

“Essa portaria assinada permite que os profissionais de Enfermagem atuem de acordo com as resoluções de normatização vigentes. Estamos legitimando um direito que é deles”, disse a secretária Luana Lages.

A prescrição e transcrição de medicamentos tanto quanto a solicitação de exames de rotina ou complementares pelo enfermeiro deverão ser realizadas em receituário padronizado da Secretaria Municipal de Saúde de barras identificadas com carimbo e o número da inscrição do Conselho Regional de enfermagem Coren Piauí.

Fonte: Longah

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias