DestaquePiauí

Entenda o que é e como funcionará o programa Brasil sem Fome lançado hoje no Piauí

O presidente Lula lança hoje o Plano Brasil Sem Fome no Theresina Hall. O plano tem como objetivo retirar o Brasil do mapa da fome até 2030 e engloba mais de 80 ações e programas, com mais de 100 metas vindas de 24 ministérios. Estas metas estão organizadas em três eixos principais:

1. Acesso à renda, trabalho e cidadania

2. Alimentação saudável e adequada

3. Mobilização contra a fome

4. Detalhes da Apresentação do Plano

Na quarta-feira (30/08), foram revelados detalhes do plano em uma entrevista coletiva no Palácio de Karnak. Participaram Valéria Burity, secretária Extraordinária de Combate à Fome do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS); Luiza Trabuco, coordenadora das ações de Segurança Alimentar do MDS; e Regina Sousa, secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania.

FOTO: 180GRAUS

Metas Principais

Vinte e quatro ministérios estão envolvidos no plano através da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). Eles colaborarão para atingir três metas centrais:

1. Erradicar a fome até 2030

2. Reduzir anualmente as taxas totais de pobreza

3. Diminuir para menos de 5% a proporção de lares em insegurança alimentar grave

FOTO: 180GRAUS

Estratégias para Alcançar as Metas

O Plano Brasil Sem Fome emprega diversas estratégias para atingir essas metas ambiciosas, incluindo:

1. Aumento da renda para aquisição de alimentos

2. Inclusão em políticas de proteção social

3. Expansão da produção de alimentos saudáveis

4. Mobilização da sociedade e entidades federais para eliminar a fome

Compromisso Governamental

A erradicação da fome é uma prioridade central do governo federal. Valéria Burity destacou ações como reajuste do valor per capita do programa nacional de alimentação escolar, novo programa Bolsa Família, valorização do salário mínimo e investimentos na agricultura familiar como parte dos esforços governamentais.

Projeto de Emancipação e Combate à Fome

O plano também visa reorganizar projetos de emancipação e combate à fome que foram descontinuados. Regina Sousa enfatiza a necessidade de criar programas que não apenas ofereçam transferência de renda, mas também emancipem as famílias.

Programas e Ações em Execução

Vários programas estratégicos já estão em andamento, incluindo o novo Bolsa Família, que retornou no início do ano, a busca ativa por famílias que não estão recebendo o benefício e a valorização do salário mínimo. No Piauí, 622 mil famílias são beneficiárias do programa, representando um montante de 414 milhões de reais.

Futuros Programas e Ações

O Brasil Sem Fome também abrigará programas como política de agroecologia, fortalecimento de iniciativas da sociedade civil e caravanas para mobilizar a adesão, focando em áreas com insegurança alimentar grave. Também está previsto o fortalecimento da política de estoque alimentar, com metas como criar um estoque de 500 mil toneladas de milho e 3,7 mil toneladas de leite, com investimento de 500 milhões de reais para 2023. O plano também envolve monitoramento contínuo da fome e uma maior articulação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

Fonte: 180graus

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias