Destaque

Professor André Macêdo vence votação para reitoria da UFPI

O professor André Macêdo venceu a consulta acadêmica que deve definir a escolha do novo reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). André, que tem como vice o professor Carlos Sait, tem o apoio do atual reitor, Arimatéia Dantas Lopes. A apuração dos votos aconteceu na noite desta quarta-feira (12), após um dia inteiro de votação, que se deu por meio virtual.

André Macêdo e Carlos Sait, da Chapa 04 (Fortalecer, Conectar e Inova), conquistaram 3.864 votos, de professores, técnicos administrativos e alunos, quase 45,64 do total.

André Macêdo e Carlos Sait
André Macêdo e Carlos Sait – Foto: Divulgação/Ascom

Cinco chapas no total participaram da consulta acadêmica para a reitoria, que é apenas um dos passos rumo a essa definição, que passará ainda pela eleição do Conselho Universitário (Consun), instância máxima da universidade. O Consun formalizará a lista tríplice, com três chapas (geralmente as mais votadas) até o final de agosto e a enviará ao Ministério da Educação, que finalmente definirá o nome do próximo reitor da instituição.

Votos de cada chapa

Tabela de votos
Tabela de votos – Foto: Divulgação/Ascom

André Macêdo e Carlos Sait levaram um total de 3.864 votos, 2.787 de estudantes, 747 de professores e 330 de servidores técnicos administrativos. Gildásio Guedes e Viriato Campelo conquistaram 4.987 votos, 4.499 de estudantes, 219 de professores e 269 de servidores. Nadir Nogueira e Marcos Lira conseguiram 4.168 votos, 3.561 de alunos, 387 de docentes e 220 de técnicos. Sandra Ramos e Bruno Diniz obtiveram 631 votos, 546 de estudantes, 57 de professores e 28 de servidores. Marcos Sabry e Antônio Airton alcançaram 269 votos, sendo 225 de alunos, 31 de docentes e 13 de servidores.

Voto universal

A consulta acadêmica na UFPI ainda não possui o princípio do voto universal, atualmente o voto dos professores tem peso de 70%, enquanto o de estudantes e técnicos administrativos possuem 15% cada.

Caso houvesse voto universal neste processo, o professor Gildásio Guedes teria sido o mais votado, uma vez que alcançou o total de 4.987 votos, seguido da professora Nadir Nogueira, com 4.168, e só em terceiro lugar viria André Macêdo, com 3.864, que acabou ficando em primeiro lugar por ter obtido a maioria dos votos dos docentes, cujo peso é de 70%.

Fonte: GP1

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias