Destaque

Raio mata 21 bois e população se aglomera para pegar carne; veja fotos

Uma forte chuva, com trovões e raios, causou prejuízos na região do Pindaré, no interior do Maranhão, na quinta-feira (16). Um fazendeiro de Santa Inês, a 250 km de São Luís, perdeu 21 cabeças de gado após a queda de um raio na área da propriedade.

A descarga elétrica atingiu os animais dentro da propriedade rural conhecida como Fazenda do Nono, próximo à Eldorado Agropecuária. A fazenda está localizada no povoado Calango, no sentido Igarapé do Meio.

De imediato, o proprietário liberou a carne dos animais aos moradores da localidade. O fato aconteceu durante uma forte chuva que caia na região de Santa Inês, próxima de Igarapé do Meio, carregada de fortes ventanias e raios.

Carne de animais mortos por frio ou raio não pode ser consumida

Em fatalidades como essas, muita gente se pergunta se seria possível reduzir prejuízos ou fazer uma boa ação destinando a carne dos animais mortos para consumo. Esses produtos, no entanto, não podem ser ingeridos, sob risco de provocarem sérios problemas de saúde.

De acordo com instrução normativa do Ministério da Agricultura, o produto do processamento de exemplares mortos na propriedade rural não podem ser destinados ao consumo humano nem animal.

As carcaças dos animais devem, inclusive, serem queimadas e enterradas, fora das áreas utilizadas para o manejo da exploração pecuária e afastado das demais instalações da propriedade.

É preciso lembrar que o gado morto em decorrência de raio ou de frio pode ficar por horas no campo, longe de condições sanitárias ideais e, portanto, sujeito a contaminações.

Fonte: Portal Compre Rural

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias