Alagoinha do PiauíDestaqueEducaçãoMunicípios

Professora natural de Alagoinha do Piauí é uma das autoras da coletânea poética “PIAUÍ EM LETRAS”

Professora alagoinhense, Eva Graça Maria de Brito – Foto: Reprodução

Organizada pelo poeta, historiador, dicionarista biográfico e antologista Adrião Neto, “PIAUÍ EM LETRAS” é uma seleção primorosa de literatura de cordel poemas, causos, crônicas, lendas e afins, que nasceu de um encontro entre  autores piauienses, que participam de um grupo  homônimo  e que publicam seus textos no RECANTO DAS LETRAS, (site que  funciona como uma Comunidade, com milhares de escritores de todo o Brasil).

No mês de junho, do ano em curso,com o objetivo de divulgar a Coletânea  que seria posteriormente lançada, alguns  autores da obra participaram de um Bate-papo literário com o professor Luiz Romero Lima (Mestre em teoria da literatura, professor, editor de livros, crítico literário, autor de livros didáticos, pesquisador) e plateia,durante a última edição do Salão do Livro do Piauí, o SALIPI.

E para culminância desse projeto inovador, na última sexta-feira, dia  13 de julho, a livraria Anchieta, localizada no bairro de Fátima, em Teresina-PI, foi o palco escolhido para o lançamento dessa belíssima obra literária.

O evento foi grandioso e inspirador. Os 18 autores da obra, foram prestigiados por familiares, amigos e amantes da literatura, que ao mesmo tempo que se  encontravam sitiados de livros naquele  ambiente de riqueza cultural imensurável, que saboreavam a  cajuína cristalina piauiense; também ouviam os poetas autores da coletânea ”PIAUÍ EM LETRAS” relatando suas  motivações acerca do maravilhoso ato de escrever. Alguns deles, inclusive,apresentando e/ou declamando belíssimos textos.

A professora alagoinhense, Eva Graça Maria de Brito, que é graduada  em Letras-Português  e especialista em Literatura Brasileira, figura na lista de autores da referida coletânea. Ao longo de alguns anos, ela  já escreveu  vários textos de diferentes gêneros e temáticas, mas essa é  a primeira vez que seus escritos  são publicados  em um livro. Inclusive sobre a sua participação na coletânea, a professora  disse  que hesitou muito ao receber o convite para fazer parte, pois até então, não havia se pensado em algo dessa magnitude,uma vez que nunca havia lançado nenhum trabalho em  sua terra natal,(Alagoinha do Piauí e nem em Picos-PI, cidade onde reside), mas pelo fato de ter  recebido  muitos  incentivos por parte  dos colegas escritores do grupo, de alguns familiares mais próximos, (no caso a sua mãe e o seu filho) e de um grande   amigo, (que também é membro  do grupo  e do site Recantos das letras),o poeta Samuel Nascimento, resolveu participar  ativamente da coletânea, optando por  apresentar ao público-leitor, alguns de seus  poemas, que versam sobre a temática do  “AMOR”.

De acordo com as lembranças da professora, seu maior interesse pelo mundo encantado da arte e da  literatura começou  na adolescência, quando  ganhou de  JOSAFÁ (seu irmão mais novo),um grande acervo de LITERATURA DE CORDEL, presente de valor imensurável, que adquiriu em Sergipe e carinhosamente trouxe para ela e suas duas outras irmãs.

Neste mesmo período, uma bondosa senhora, sua parente consanguínea e também vizinha,a saudosa Maria de Zé Caçula costumava lhe contar com grande riqueza de detalhes, alguns contos de fadas maravilhosos, que deveras a deixavam fascinada! A partir dessa época, a professora nunca mais se afastou dos livros e para conseguí-los tornou-se vendedora das publicações da livraria Ediouro, chegando muitas vezes a investir toda a porcentagem conquistada com as vendas, na compra de livros,especificamente dos clássicos da Literatura Brasileira.

A professora relata ainda, que outro fator determinante para tornar-se uma ávida leitora, foi o fato de ter tido a oportunidade de trabalhar no período de transição da adolescência à fase adulta, na Prefeitura Municipal de Alagoinha do Piauí, pois nessa época os jornais impressos chegava com regularidades e ela lia todos eles, da seção “Carta aos leitores” até à dos “Classificados”, sendo que a seção da “POESIA” era a que mais gostava.

Já na sua fase adulta, a professora conta que teve a feliz oportunidade de  conviver  e interagir na comunidade, no trabalho e na universidade, dentre outros, com as ex-professoras, amigas e grandes poetisas  Firmina Arrais, Fidélia Rocha, Ilza Bezerra, com o poeta  Francisco de Assis Sousa  e com  Marli Veloso e Raimunda Leonília (Raimundinha) (professoras inspiradoras e  inesquecíveis, das cadeiras de Literatura na  graduação em Letras-Português). Assim, ela acredita que a interação  com esses intelectuais, amantes da leitura e defensores da arte e da cultura, foi um fator  determinante  para sua motivação em  apreciar e divulgar ainda mais a leitura e também  para começar a colocar um pouco de sua subjetividade no papel.

No ano de 2012, participou ativamente da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, como uma das professoras semifinalistas na categoria POEMA,foi neste período que  conheceu, através de uma colega do Rio Grande  do Sul, o site RECANTO DAS LETRAS. De lá para cá, paralelo às atividades docentes, no seu  cotidiano escolar  e discentes  do  seu cotidiano acadêmico, tem escrito e  publicado, alguns textos, que ela carinhosamente os denomina  de “coisitas”.

Acerca dos escritores brasileiros que a inspiram, dentre inúmeros que ama, ela destaca os saudosos: Da Costa e Silva, Patativa do Assaré, Manoel de Barros, Cecília Meireles e  Clarice Lispector e os contemporâneos Martha Medeiros, Elisa Lucinda, Pedro Bandeira, Luís Fernando Veríssimo e especialmente dois jovens,seus conterrâneos, os  talentos brilhantes: Samuel Nascimento e Regivalda Sousa.

Dando continuidade, já emocionada por rememorar os fatos e   se expressando  com uma modéstia que lhe é peculiar, a professora, para finalizar acrescentou:

“Na minha concepção, o  ato de escrever demanda imaginação e capacidade de lidar com as palavras. Sei que  é  o leitor quem atribui significado ao texto, porém,o que não sei é  se possuo talento para tal,..se  o que escrevi irá  corresponder às expectativas dos estimados leitores, mas, avante! Nesta coletânea está uma amostra dos meus escritos e também   dos escritos de  meus nobres colegas, todos eles,  assim como eu,  amantes da arte e da cultura, apaixonados pela poesia, por isso, espero sinceramente  que leiam, que  gostem e sobretudo que nos deem o feedback, que é algo  muito importante para que possamos talvez, aprimorar mais as nossas habilidades literárias, em  publicações  futuras! Antecipadamente agradeço a todos que demonstram interesse em conhecer  o nosso  trabalho”. Abraços poéticos!

Texto: Professor, Janiqueles Cândido.
Fotos: Professora e poetisa, Eva Graça.
Divulgação: Portal É Notícias via Portal CG Notícias.

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias